Peçanha oferece o Teste da Orelhinha, um direito do recém-nascido

O chamado “Teste da Orelhinha” tem como finalidade a identificação o mais precocemente possível da deficiência auditiva. Identificada a perda de audição precocemente, a intervenção iniciaria antes dos 6 meses de vida da criança, o que possibilita melhores resultados para conseguir o desenvolvimento da função auditiva, da linguagem, da fala e do processo de aprendizagem. Na cidade de Peçanha, o teste/exame é realizado toda quarta-feira no Posto de Saúde do Centro.

A Triagem Auditiva Neonatal (TANU) é um direito do recém-nascido, garantido pela Lei Federal nº 12.303 desde 2010, e busca abranger todos os recém-nascidos, para a identificação daqueles com grande possibilidade de terem nascido com uma deficiência auditiva. O procedimento deve ser realizado apenas por profissionais capacitados e legalmente habilitados.

Os fonoaudiólogos e os médicos são os únicos profissionais capacitados e habilitados para a realização da TANU, de forma a identificar adequadamente os casos suspeitos, evitar encaminhamentos desnecessários para diagnóstico e acolher com responsabilidade os anseios da família. É importante fazer a triagem, pois o diagnóstico e o início do tratamento da deficiência auditiva devem ocorrer o mais cedo possível, no máximo até o 3º mês de vida da criança, devido à grande plasticidade do sistema nervoso central nesta fase da vida.

Os atendimentos acontecem toda quarta-feira, das 8 às 15 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Homem é executado a tiros no Bairro Palmeiras

Homem é executado a tiros no bairro Palmeiras

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Um homem foi morto a tiros na noite de sábado (22), no Bairro Palmeiras. A vítima, identificada como Igor Filipe Silva