[the_ad id="288653"]

Parlamento Jovem: Câmara recebe estudantes para debaterem política e cultura

Parlamento Jovem Câmara recebe estudantes para debaterem política e cultura
FOTO: Câmara Municipal

GOVERNADOR VALADARES – A Câmara Municipal de Governador Valadares recebeu nesta segunda-feira (31) estudantes de cinco escolas da cidade para o lançamento oficial do Parlamento Jovem 2025. O evento foi o pontapé inicial para aproximar os alunos dos debates políticos e sociais, e também despertar o interesse dos jovens pela política e pela participação cidadã.

Este ano, o programa traz o tema “Juventude e Direitos Culturais”, incentivando os alunos a refletirem sobre o papel da cultura na construção da identidade e na formulação de políticas públicas.

FOTO: Câmara Municipal

Cultura em destaque 

Durante a cerimônia, o presidente da Câmara Municipal, vereador Alê Ferraz (Novo), ressaltou a importância do projeto para a formação política dos jovens. “Mas isso só é possível porque as escolas estão aqui hoje, porque aceitaram participar dessa importante iniciativa”, destacou.

A coordenadora do Parlamento Jovem em Valadares, Elcyone Silva, reforçou a relevância do tema escolhido. “É uma pauta essencial para o presente e o futuro dos jovens, pois cultura não é apenas arte e entretenimento, ela é identidade, pertencimento e um direito fundamental que deve ser garantido a todos”, explicou.

Ela ainda enfatizou que “valorizar a cultura jovem significa abrir espaço para expressões diversas, para a criatividade e a participação ativa na construção de uma sociedade justa e democrática”.

O prefeito Coronel Sandro, que também esteve presente no evento, aproveitou o momento para refletir sobre a relação entre direitos e deveres. “A busca de direitos é importantíssima na nossa sociedade, mas vocês mais jovens, que estão hoje no banco das escolas, saibam que não há direito dissociado de um dever ou uma obrigação inerente”, afirmou.

Histórico e crescimento do projeto em Valadares

O Parlamento Jovem acontece na Câmara Municipal desde 2023, após proposta da vereadora Gilsa Santos. No entanto, foi somente na atual gestão do presidente Alê Ferraz que o projeto retomou como uma atividade de promoção do Legislativo e firmou parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que desenvolve o programa no estado com o apoio da PUC Minas.

FOTO: Câmara Municipal

Para a vereadora Gilsa Santos, ver o avanço do programa é motivo de satisfação. “Batalhei por esse projeto por entender que a educação é libertadora, capaz de transformar a vida das pessoas”, declarou.

Ela explicou que o Parlamento Jovem busca reduzir a distância entre educação e poder público. “Então, lutei para conectar esses lugares, pois percebi que o papel da Câmara era pouco difundido no meio mais jovem. E quando a gente fala em ‘juventude e direitos culturais’, estamos falando de jovens que estão produzindo cultura o tempo todo”, ressaltou.

Para a vereadora, os estudantes já promovem manifestações culturais em seu cotidiano, mas muitas vezes não percebem. “Quem está na escola, na educação básica, percebe que os meninos estão em seus cantos, tribos e guetos, produzindo cultura e conhecimento para além da formalidade. Eles precisam de conhecimento para saber quando estão produzindo cultura”, concluiu.

O futuro do Parlamento Jovem

O programa agora segue com encontros e atividades que permitirão aos estudantes debater, aprender e propor soluções para temas ligados aos direitos culturais da juventude.

Participaram do evento as escolas estaduais Professor Nelson de Sena, Professor Theolinda de Souza Carmo e Pedro Ribeiro Cavalcante Filho, além dos colégios particulares Ibituruna e Presbiteriano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM