Os advogados ainda tentam entrar em contato com os pais de 270 crianças imigrantes que foram separadas na fronteira dos Estados Unidos com o México durante o governo Trump. Em setembro, esse número era de 303 em setembro, de acordo com um processo judicial federal divulgado nesta quarta-feira, dia 3.
A ação do Departamento de Justiça e da American Civil Liberties Union faz parte de um esforço para identificar e reunir famílias três anos após a criação da chamada política de tolerância zero.
Desde setembro, os pais de 33 dessas crianças cujo paradeiro era desconhecido foram encontrados.
O governo Biden se comprometeu a ajudar a reunir famílias e para isso criou uma força-tarefa de reunificação familiar. Desde a criação, 58 crianças foram reunidas com seus pais nos Estados Unidos.
Como parte do esforço, o Departamento de Segurança Interna estabeleceu um processo para aceitar pedidos de liberdade condicional, o Departamento de Saúde e Serviços Humanos trabalha para facilitar os serviços de apoio às famílias e o Departamento de Estado desenvolve um sistema simplificado para processar viagens dentro do país e solicitações de documentos. O Departamento de Justiça está envolvido nos esforços de negociação.
O governo Biden também lançou um novo site em setembro para ajudar nesta reunificação. O site www.Together.gov ou www.Juntos.gov fornece um formulário de inscrição para famílias que desejam se reunir e informações para advogados, bem como quem se qualifica. Brazilian Times