[the_ad id="288653"]

Pagamento do IPVA começa em março; veja o calendário com a escala

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022 começa a ser pago no mês de março, tanto para quem pagar o tributo de forma integral quanto para quem deseja parcelar. Segundo a Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF), a escala de pagamentos começa em 21 de março e vai até 31 de maio.

Veja o calendário de pagamento do IPVA 2022:

Crédito: Reprodução/ Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais

Para 2022, o Governo de Minas estabeleceu o congelamento da tabela usada para calcular os preços dos veículos, repetindo os valores praticados em 2021. Além dos valores do tributo mantido, neste ano está mantido o desconto de 3% concedido pelo Programa de Incentivo à Regularidade do Pagamento do IPVA – “Bom Pagador”, para os contribuintes que quitaram em dia todos os débitos vinculados ao veículo nos últimos dois anos (2021 e 2020).

O benefício é concedido automaticamente. Portanto, o valor do IPVA 2022 cujo veículo obedecer aos critérios estabelecidos já será emitido com desconto, não sendo necessário contato prévio com a Secretaria de Fazenda. Para saber se o veículo possui o desconto do “Bom Pagador”, basta acessar o site da Secretaria de Fazenda.

Sobre as formas de pagamento do IPVA

A consulta de valores do imposto pode ser feita utilizando o número do Renavam, no site da SEF/MG (www.fazenda.mg.gov.br) ou pelo telefone 155 do LigMinas para todo Estado de Minas Gerais.

Já o pagamento, que pode ser em cota única – com desconto de 3% – ou parcelado em até três vezes, deve ser efetuado diretamente nos terminais de autoatendimento ou guichês dos agentes arrecadadores autorizados (Bradesco, Sicoob, Mercantil do Brasil, Caixa Econômica Federal, casas lotéricas, Mais BB, Banco Postal Brasileiro, Itaú e Santander), bastando informar o número do Renavam. Caso prefira, o contribuinte pode emitir o Documento de Arrecadação pelo site da SEF/MG.

O não pagamento do imposto ou a quitação fora do prazo gera multa de 0,3% ao dia até o 30º dia, multa de 20% após o 30º dia, além de juros calculados pela Taxa Referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic).

Arrecadação

A expectativa de arrecadação é de R$ 7,1 bilhões, lembrando que, desse total, 40% vão para o caixa único do Estado, 40% são destinados aos municípios onde os veículos estão emplacados e 20% vão para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Informações: Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM