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Ovos de chocolate artesanais ganham destaque com aproximação da Páscoa

Faltam menos de 20 dias para a Páscoa e a preparação para a venda de chocolates, tradicional na data, já começou. Quem trabalha com confeitaria vê o momento como ideal para aumentar as vendas e ampliar o número de clientes, mesmo com o preço do chocolate um pouco mais amargo este ano. Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o preço médio dos chocolates deve subir 12% só em 2022.

Se por um lado o preço do chocolate subiu, bom número de microempreendedores individuais, que trabalham com a produção de bombons, doces, ovos de Páscoa e outras guloseimas feitas com o chocolate tem encontrado espaço neste mercado de alimentos. De acordo com um levantamento do Sebrae Minas, só no estado, de 2021 para 2022, houve um aumento de 28% neste setor de confeitaria.

Segundo o analista do Sebrae de Governador Valadares, Ramon Gonçalves, essa aparente contradição nos números, entre o aumento no chocolate e na oferta de produtos com base no produto, revela uma demanda por parte do consumidores nas produções de bombons, doces e ovos de Páscoa artesanais.

Segundo o analista do Sebrae, a preparação do período que antecede a Páscoa é fundamental para conquistar bos vendas. (Crédito: Igor França/ DRD)

“A Páscoa, assim como outras datas comemorativas, movimenta muito o mercado. Este cenário de demanda crescente, de demanda sazonal, é um cenário a que o empreendedor deve sempre ficar atento para não ser pego de surpresa. Os microempreendedores individuais estão apostando neste segmento para além deste período, mas, sem dúvida, a Páscoa é uma oportunidade única para que este mercado seja mais representativo nessas vendas”, explicou o analista do Sebrae.

Há dois anos, Thalice Oliveira colocou a mão na massa e abriu o próprio negócio dentro de casa, com direito a um cômodo dedicado a produtos e utensílios de confeitaria. Com a aproximação da Páscoa, a microempreendedora já reforçou o cardápio de doces, incluindo ovos de páscoa de colher, ovos trufados, além de kits com quatro ovos pequenos de chocolate, que podem servir como degustação.

“Então, a gente tem uma expectativa boa. Principalmente por conta dos ovos industrializados estarem muito caros, as pessoas estão dando mais preferência para o artesanal, que vem bem mais recheado. Você consegue comprar mais barato e algo assim maior em quantidade”, contou Thalice Oliveira.

Para Thalice, os ovos de Páscoa artesanais tendem a ganhar cada vez mais espaço, principalmente neste período (Igor França/ DRD)

De olho nas tendências, a confeiteira Bethânia Galter tem investido na divulgação pelas redes sociais, sua ferramenta de divulgação e comunicação com os clientes. Ela também conta que, para este ano, além de caprichar nos ingredientes, investiu no visual, tanto da embalagem quanto dos ovos de chocolate.

“A rede social, para mim, é a minha vitrine; é lá que eu apresento os meus produtos. Neste ano eu investi em algumas caixas diferenciadas, com bastante opção para todos os gostos. Temos um caixa para um público mais adulto, em que vai um cerveja e um ovo de Páscoa. Temos também o ovo flok, que é a tendência do momento, com frases engraçadinhas, e o kit confeiteiro, que todo ano não pode faltar, onde a própria criança monta o seu ovo da Páscoa”, resumiu a confeiteira.

Bethânia destaca a importância das redes sociais pata divulgar os produtos que ela faz como uma ferramenta de trabalho (Igor França/ DRD)

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