GOVERNADOR VALADARES – Uma operação conjunta entre a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) foi deflagrada na manhã desta terça-feira (19), com o objetivo de combater o crime organizado na região do Vale do Rio Doce. A operação, denominada Coroa de Ferro, teve como foco a cidade de Governador Valadares e resultou no cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão.
As equipes policiais concentraram suas ações nos bairros Vila dos Montes, Vitória e Figueira, considerados áreas estratégicas para a atuação de grupos criminosos. O principal objetivo da operação foi a apreensão de celulares utilizados por investigados em crimes de homicídio e tráfico de drogas. Os aparelhos recolhidos serão analisados por peritos para a coleta de provas que possam auxiliar nas investigações.
Durante a operação foi utilizado um drone pela Polícia Militar. O equipamento aéreo não tripulado foi utilizado para monitorar áreas de difícil acesso e auxiliar na localização de um dos alvos da operação.
De acordo com o delegado Ciro Trindade Roldão de Carvalho, a operação Coroa de Ferro foi planejada com base em investigações criteriosas e tem como objetivo enfraquecer as estruturas de comando e o controle territorial de grupos criminosos que atuam na região. A apreensão dos celulares é um passo importante para o avanço das investigações e a identificação de outros envolvidos nas atividades criminosas.
“A apreensão dos dispositivos eletrônicos será fundamental para reforçar os inquéritos em andamento e identificar outros envolvidos nas atividades criminosas”, destacou o delegado.
Nome da operação
O nome da operação, Coroa de Ferro, faz referência ao líder de uma organização criminosa, simbolizando a intenção de desmantelar a estrutura de comando e o poder da facção criminosa na região.