Operação Guardião 10 Anos prende 46 e faz grande apreensão em Caratinga e região

Operação Guardião 10 Anos prende 46 e faz grande apreensão em Caratinga e região
FOTO: Comando Geral

CARATINGA – A Polícia Militar de Minas Gerais, por meio do 62º Batalhão, em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), através da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Caratinga, deflagrou nessa terça-feira (25) a 2ª fase da Operação Guardião 10 Anos. A ação que integra as comemorações pelos 10 anos de instalação da unidade e pelos 250 anos da PMMG, mobilizou mais de 200 policiais e resultou em 46 prisões, no cumprimento de 41 mandados de busca e apreensão e na apreensão de armas, drogas, dinheiro, veículos e diversos equipamentos utilizados pelo crime organizado em Caratinga e região.

A ação teve a participação de equipes da ROTAM, ROCCA (11º e 14º BPM), Comando de Aviação do Estado (COMAVE), Polícia Militar de Meio Ambiente e Polícia Militar Rodoviária.

A partir das informações reunidas, as autoridades identificaram que a disputa entre grupos rivais da Vila Isabel (Morro da Antena) e bairros próximos elevava significativamente o risco de novos confrontos. Diante desse cenário, foi instituída uma força-tarefa entre o 62º BPM e o Ministério Público, cujo trabalho conjunto resultou na deflagração da 2ª fase da operação, voltada à execução de mandados, à prisão de suspeitos, ao bloqueio de bens vinculados ao tráfico e ao fortalecimento da sensação de segurança na região.

Foram expedidos pela Justiça, a pedido do Ministério Público, 52 mandados de prisão e a decretação do sequestro judicial de 22 veículos e de um imóvel utilizados pelos criminosos. Na ação realizada, foram executados 41 mandados de busca e apreensão e efetuadas 46 prisões. As equipes recolheram 15 veículos, R$ 52.672,00 em dinheiro, sete armas de fogo de diferentes calibres, 31 munições, além de 525 pinos de cocaína, uma barra, um tablete e 53 buchas de maconha. Também foram apreendidos sete pássaros da fauna silvestre, dois coletes balísticos, uma mira a laser, oito rádios comunicadores, cinco balanças de precisão e cadernos com registros da movimentação do tráfico.

A PMMG e o MPMG destacam que a Operação Guardião 10 Anos reafirma o empenho das instituições em proteger a comunidade de Caratinga e dos demais municípios atendidos pelo 62º BPM, reforçando a presença do Estado em áreas sensíveis e contribuindo para o aumento da segurança pública na região.

A ofensiva é uma sequência ao trabalho iniciado em 14 de março deste ano, quando foi realizada a 1ª fase da Operação Guardião. Naquela etapa, foram registradas 59 ocorrências relacionadas ao uso e consumo de entorpecentes, além de oito casos de tráfico. As apreensões feitas à época permitiram a emissão de 52 mandados de prisão, 22 ordens judiciais para apreensão de veículos e o sequestro de um imóvel utilizado pela organização criminosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM