[the_ad id="288653"]

Onda de calor pode voltar no mês de outubro; veja a previsão do tempo

Valadares: 1ª parcela do IPTU 2024 vence na próxima segunda-feira
FOTO: Igor França/ DRD

GOVERNADOR VALADARES – No mesmo dia, altas temperaturas e pancadas isoladas de chuvas. A primeira semana deste mês de outubro mostrou um pouco de como serão os próximos dias daqui para frente. Com o início da estação chuvosa a paisagem de Governador Valadares terá sempre um toque de imprevisibilidade, mas sem deixar o característico calor de lado.

Já na primeira semana, entre os dias 2 e 6 de outubro, o que se registrou pelos Institutos de Meteorologia foram temperaturas máximas e mínimas acima da média e a concentração de precipitação intensa em alguns dias da semana.  

“Como Valadares tem o clima quente e úmido, a sensação térmica é sempre maior do que na estação seca. Sempre vamos ter uma sensação térmica de 2ºC acima do que os termômetros marcam. O número de noites mais quentes tem aumentado, e neste ano de El Ninõ essa frequência de noites mais quentes é comum. Todo esse aumento de temperatura, toda essa onda de calor não é um processo novo. Todos os anos que tivemos grandes El Ninõ as ondas de calor é uma das características que aparecem em Minas Gerais. E como Minas Gerais tem um relevo muito irregular esse efeitos às vezes é muito maiores em uma região e menores em outra”, destacou o Prof. Dr. Fulvio Cupolillo, da área de Geografia/Climatologia do IFMG – Campus Governador Valadares. 

Ainda nesta sexta (6), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um  alerta de “perigo potencial” para a região do Vale do Rio Doce. De acordo com o Inmet, a previsão é que até este sábado (7) ocorram mais chuvas e ventania, além de queda de granizo em algumas localidades”.

Mês de outubro

“Outubro é o primeiro mês da estação chuvosa que vai até o mês de março. Então é de se esperar que haverá o aumento do índice pluviométrico, em relação ao mês de setembro. Exatamente porque aumenta a entrada de frentes, aumenta o número de unidades transportadas vinda da Amazônia e aumenta a quantidade de umidade vinda do Oceano Atlântico”, disse o Prof. Dr. Fulvio Cupolillo, da área de Geografia/Climatologia do IFMG – Campus Governador Valadares.   

“Até o final do ano as projeções meteorológicas apontam para dias quentes e chuvosos. Além disso, há a possibilidade de que aquela onda de calor que aconteceu no mês de setembro faça os termômetros marcarem altas temperaturas. Ao combo destas características meteorológicas, comum nesse período do ano, se juta os efeitos do El Ninõ. É esperado que as altas temperaturas do aquecimento das águas do Oceano Pacífico afetem ainda mais a quantidade de chuva e calor na região do Leste de Minas”, acrescenta o Prof. Dr. Fulvio Cupolillo, da área de Geografia/Climatologia do IFMG – Campus Governador Valadares. 

“As ondas de calor que ocorreram no mês passado, que o Instituto Nacional de Meteorologia inclusive deu alerta para a Defesa Civil do Brasil inteiro, isso pode ocorrer novamente no mês de outubro. Porque o fenômeno El Ninõ nasce por volta do mês de março e as águas quentes vão aumentando o seu espaço até chegar dezembro. Quando chega em dezembro é um ápice do fenômeno El Ninõ, é quando sentimos mais os efeitos. […] Os sintomas comuns de efeitos do El Ninõ em Minas Gerais é o aumento de temperatura e baixa umidade relativa do ar”, finaliza o Prof. Dr. Fulvio Cupolillo, da área de Geografia/Climatologia do IFMG – Campus Governador Valadares.  

Sistemas meteorológicos que afetam a região de Governador Valadares: 

  • Um sistema é chamado de anticiclone Subtropical do Atlântico Sul, que fica sob o Oceano Atlântico. Mas como ele tem um giro anti-horário, manda a umidade do oceano subindo o Vale do Rio Doce e chegando até a nossa região. O que contribui na umidade relativa do ar. 
  • O outro sistema é a massa Equatorial Continental, que também é um anticiclone. Ele fica no noroeste da Amazônia, tem seu giro anti-horário e envia a umidade da região da Amazônia para nossa região [de Valadares] contribuindo para aumentar a umidade relativa do ar. 
  • O terceiro sistema são os frontais, são as Frentes Frias que chegam na região. Neste mês de outubro são mais frequentes essas Frentes Frias trazendo umidade e chuvas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM