O grupo Maracatudo surgiu em 2019 e faz um trabalho de resgate à cultura popular brasileira ocupando espaços públicos para oficinas de músicas
Neste sábado (16), os moradores do bairro São Paulo vão ter uma atração cultural para lá de especial na Praça da Paz. O grupo Maracatudo vai estar oferecendo uma oficina gratuita de maracatu para toda população, resgatando a ancestralidade e cultura da região.
A oficina faz parte de uma iniciativa do “Programa Cultura em Toda Parte” com o incentivo da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT). O maracatu é típico do estado de Pernambuco, e surgiu em meados do século XVIII, a partir da junção musical das culturas portuguesa, indígena e africana. Na região Nordeste do país é onde a cultura folclórica permanece viva com festas tradicionais, dança e muitas comidas típicas. A cidade de Nazaré da Mata, em Pernambuco, é conhecida como a Terra do Maracatu com comemorações durante todo o ano.
O grupo Maracatudo surgiu no ano de 2019, mas o coletivo (@maracatudogv) só iniciou no ano passado, dando ênfase ao som da cultura popular. A turma vem realizando um trabalho de ocupação de espaços públicos, para a produção cultural, oferecendo oficinas gratuitas de música para toda população.