[the_ad id="288653"]

Obras do Hospital Regional devem ser retomadas em até 60 dias, segundo André Merlo

FOTO: Reprodução/ Redes Sociais

GOVERNADOR VALADARES – Nessa segunda (31), o prefeito de Governador Valadares, André Merlo (sem partido), se reuniu com o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti. O encontro aconteceu em Belo Horizonte, na Cidade Administrativa, sede do governo do Estado. 

Durante a reunião um dos assuntos em pauta foi o apoio do Governo de Minas em investimento na saúde pública de Governador Valadares. Entre os destaques dessa conversa está a atualização das obras do Hospital Regional. Além disso também foi mencionada a destinação de recursos da Secretaria de Estado de Saúde para o Hospital Municipal e Hospital Bom Samaritano.

“Mais uma vez uma reunião resolutiva aqui, [na qual] vamos levar boas notícias do nosso Hospital Regional, que deve começar a obra em torno de 30 a 60 dias no máximo”, disse o prefeito André Merlo. 

Parceria Estado e Município

O registro do encontro foi publicado nas redes sociais no final da tarde dessa segunda (31). Durante o vídeo, o prefeito fez elogios ao Governo de Minas e reforçou a importância da parceria entre o Município e o Estado.

“Estamos aqui no governo do Estado, na Cidade Administrativa […] falando da coisa mais sensível da nossa cidade, que é a saúde. Fomos muito bem recebidos pelo secretário Fábio, e eu não canso de elogiar o governo Zema, junto com o seu secretariado, que tem levado uma administração técnica e resolutiva”, disse André Merlo. “Realmente a gente precisa da ajuda do Estado, nós queremos ser parceiro do Estado para atender os munícipes da nossa região”, completou o prefeito. 

O que diz o Governo de Minas

O secretário da Saúde, Fábio Baccheretti, reconheceu a dificuldade que a região de Valadares passa no momento, em relação aos serviços de saúde pública e também apresentou o interesse do Governo do Estado em rever as pendências com o município.


“É um momento difícil que a região está passando, mas nós vamos vencer esse momento juntos com a liberação de recursos relacionados a dívidas, para dar fluxo de caixa, para que a gente organize essa rede inteira. O Hospital Regional o novo vencedor [empresa que assumirá a obra]  sairá, e se tudo der certo em agosto já teremos o novo vencedor [da licitação] dessa obra e novos investimentos que estão sendo feitos, tanto no Hospital Samaritano quanto no Hospital Municipal, que nós não podemos esperar. Conte com o Governo de Minas que teremos ações ativas de melhorias da saúde de toda a região de Governador Valadares”, disse Fábio Baccheretti.   

Também participaram do encontro o secretário municipal de Saúde, Leonardo Amaral Andrade, o secretário de Estado de Governo, Gustavo Valadares (PMN), bem como o deputado federal Hercílio Diniz (MDB), o deputado estadual Enes Candido (PP), o vereador Alê Ferraz (Novo) e o membro do conselho do Hospital Bom Samaritano Renato Fraga. 

Questão de saúde pública  

No dia 20 de julho, durante uma coletiva de imprensa, o prefeito André Merlo (sem partido) destacou a situação problemática e deficitária que se encontra os serviços de saúde pública do município. 

“Estamos em um caos na saúde. Não é só Valadares como cidade-polo, mas quase todas as cidades-polo (sedes macro em Minas Gerais) estão com o mesmo problema. [Nesse momento] temos que fazer gestão. E fazer gestão às vezes tem um entendimento diferente pela população, pelos próprios servidores, pelo usuário. 

Na época, o chefe do Executivo municipal pontuou a falta de recursos para manter as atividades do Hospital Municipal. Atualmente, a unidade de saúde também de municípios próximos da região do Leste de Minas Gerais. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o hospital chega a atender pacientes de mais de 58 municípios da região.

Hospital Regional de Governador Valadares

A construção do Hospital Regional em Governador Valadares já passou de uma década. A unidade de saúde tem como objetivo atender a demanda do serviço público de saúde da população da região Leste de Minas Gerais. Promessa de campanha dos últimos três governadores que assumiram a administração do Estado, o Hospital Regional passou por vários momentos de paralisações e reavaliações. A obra em Governador Valadares, próximo da BR-116, encontra-se 80% concluída. A construção do hospital começou em março de 2013.

No entanto, em relação aos prazos da obra, em novembro de 2022, o secretário da Saúde, quando esteve em Valadares falou sobre o assunto. Na época, segundo Fábio Baccheretti, a expectativa do Governo de Minas é que a unidade de saúde seja entregue no segundo semestre de 2024.

Hospital Regional de Governador Valadares – FOTO: DER-MG

Comments 3

  1. Manoel says:

    Será que ano 2024 é período eleitoral ou estou errado?

  2. Manoel says:

    Será que ano 2024 é período eleitoral ou estou errado? Mas comente novamente.

  3. Francisco Teixeira says:

    E a verba de $300 mil dada pela Vale há 4 anos atrás? O próprio prefeito, os 3 deputados federais locais e o próprio Zema anunciaram . Era exatamente período eleitoral. Shame on you all.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM