Evento gratuito será no dia 31 de julho e vai reunir especialistas para debater direitos humanos e inclusão
GOVERNADOR VALADARES – A sede da 43ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Governador Valadares promoverá, no dia 31 de julho, do I Painel dos Direitos dos Grupos Minorizados e da Diversidade. O evento, gratuito e aberto ao público, está marcado para às 17h, na Av. Marechal Floriano, nº 716, no Centro da cidade.
Promovido pela Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB-GV, o painel vai reunir uma bancada de especialistas com atuação direta na promoção de direitos humanos e enfrentamento das desigualdades. O objetivo, segundo o presidente da comissão, Washington Pacheco Souza Fabri, é ampliar a conscientização sobre as pautas de diversidade em uma região ainda marcada por tabus e ausência de ações afirmativas.
“A maior importância que eu vejo nisso tudo é a visibilidade. A gente é uma cidade do interior, de uma região que ainda não promove com frequência ações educativas sobre diversidade, combate ao preconceito e valorização de grupos minorizados. Esse é um espaço necessário para isso”, afirma.
Diversidade na prática
Segundo a organização do evento, a escolha dos nomes que vão compor a mesa de debates tem como obejtivo refletir a vivência e o engajamento na defesa de direitos sociais. Participam do painel:
- Dr. Washington Pacheco Souza Fabri – presidente da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB-GV
- Dr. Marcos André – presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB-GV
- Dra. Adeliana Xavier – delegada da Polícia Civil
- Érika Benigna – professora e pesquisadora
- Dra. Melissa Meira de Vasconcelos – advogada, professora e defensora de direitos humanos
- Andrew Amaral – conselheiro seccional estudantil da OAB-MG
Segundo Washington, todos os convidados têm trajetória marcada por atuação com minorias, diversidade ou enfrentamento direto ao preconceito. “São pessoas que trabalham com esses temas no dia a dia e compreendem a importância de espaços como esse para fortalecer o debate público”, completa.
Homenagens e representatividade
Além das discussões, o evento também prestará homenagens. Durane o painel, personalidades de Governador Valadares na promoção da diversidade sexual e de gênero e no combate à homofobia serão destaque’. Entre elas, destaque para Tiana Cardeal, que será homenageada de forma especial por ser reconhecida como a mulher trans mais idosa do Brasil, com 92 anos de idade.
“Homenagear figuras de destaque dentro da nossa comunidade é também empoderar outras pessoas que antigamente não tinham representatividade. É mostrar que elas são importantes e que a OAB é também um espaço seguro para debater seus direitos”, diz Dr. Washington.







