O presidente da instituição comemora a rejeição do recurso feito pela empresa BHP Billiton no processo em que mais de 200 mil vítimas buscam reparação na Justiça britânica
Na tarde dessa segunda-feira (5), a Ordem dos Advogados do Brasil – subseção Governador Valadares – convocou uma coletiva de imprensa. A pauta foi sobre a real situação dos processos da Samarco, de como está o andamento das ações e a atuação da OAB/GV na solução de diversos problemas relacionados ao rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, no ano de 2015.
Na reunião, o presidente da OAB/GV, Adilson Domiciano, trouxe destaque a rejeição da Corte de Apelação do Reino Unido ao recurso feito pela mineiradora BHP Billiton, para recorrer à Suprema Corte britânica, no processo em que mais de 200 mil vítimas de mais de 25 municípios buscam reparação na Justiça britânica ao desastre ambiental.
“A rejeição deste recurso pode-se considerar uma vitória para a população. Quem tem o processo correndo e até mesmo já pegou aquela primeira quantia de mil reais, pode vir a ser contemplado com a resolução da ação. A justiça do Reino Unido é diferente da do Brasil. Lá pode tramitar mais rápido. Sendo otimista, dentro de um ano podemos esperar a conclusão do processo”, disse ele.
Alerta à população
Na coletiva, surgiu um alerta para toda a população. Advogados que se aproveitam da complexidade do assunto, captando clientes com falsos discursos da resolução do processo, prometendo mais agilidade e transparência. O vice-presidente da OAB/GV, Arilson Ribeiro, falou sobre o assunto. Além de trazer alguns cuidados que se devem ter nesses momentos.
“ É importante trazer para a população, que, neste momento, procure o seu advogado de confiança, com quem mexe com processos e ações judiciais desde o início, evitando passar dados através de redes sociais para advogados que não conheça. São vários riscos que você pode estar correndo. Além disso, a ética profissional, captando clientes que já iniciaram o processo com outro advogado, muita das vezes “roubando” esse cliente ou fazendo [ele] pagar 2 honorários. A OAB/GV está recebendo algumas denúncias e está trabalhando em prol da classe dos advogados e da população”, disse o vice-presidente.
A reunião contou com a presença da diretoria da OAB/GV, na qual todos ressaltaram a importância do trabalho da instituição neste e em outros momentos, em defesa da classe dos advogados e da população, visando contribuir positivamente para o direito de toda comunidade valadarense.