O que fazer com os filhos em casa o dia todo?

Lucas Nápoli

Com o período de isolamento social, adotado como medida preventiva para evitar a disseminação do coronavírus (COVID-19), as rotinas mudaram para adultos e crianças. Lucas Nápoli, psicólogo e professor da Faculdade Pitágoras, unidade Governador Valadares, explica os principais cuidados e atividades que podem ser desenvolvidas durante a quarentena e dá dicas para que pais e responsáveis mantenham uma rotina que gere menos impacto negativo para as crianças.

1. Conversar sobre a necessidade do isolamento social

Lucas Napóli explica que é importante conversar com as crianças sobre o que está acontecendo. “A rotina da família tem mudado, assim como a da cidade. A criança sente essas mudanças e, de repente, algo não dito a ela pode gerar uma ansiedade muito maior ao desconhecido. Por isso, a forma mais adequada é explicar de maneira simples, para não assustar e sim oferecer conforto e amparo nesse momento. Embora, dependendo da idade, a criança ainda não consiga compreender a extensão do problema que estamos vivenciado, ela precisa ser situada em relação às mudanças que aconteceram em sua rotina e na rotina da família neste período”.

2. Falar sobre o coronavírus, prevenção e cuidados básicos

“É interessante explicar para a criança o que está acontecendo, já que nas redes sociais e nos meios de comunicação esse assunto está sendo falado a todo momento. Devemos trabalhar, principalmente, sobre a prevenção e os cuidados básicos que devem ser realizados em casa, orientando sobre ações simples, como lavar as mãos e manter seus objetos e brinquedos limpos. Os pais podem transformar esse esclarecimento em relação à doença e aos cuidados de prevenção em um momento lúdico e prazeroso, por meio de conversas leves e brincadeiras”, esclarece o especialista.

3. Manter uma rotina durante a quarentena

A rotina tem papel fundamental na dinâmica deste período, principalmente porque a maioria das escolas já estão disponibilizando videoaulas e lista de exercícios on-line. “Por isso é importante reforçar que as crianças não estão de férias. Colocar em prática uma rotina de horários, tanto de estudos como de atividades extras, faz toda a diferença. Por estar muito tempo em casa, a criança precisa ser estimulada a continuar os estudos e ao lazer como forma de trabalhar ansiedades e angústias decorrentes desse momento delicado. A tendência da criança será lidar com esse momento como se estivesse de férias, já que está o tempo todo em casa. Cabe aos pais organizar a rotina dos filhos e monitorá-la para que não haja prejuízos no desempenho escolar”, afirma. 

4. Cuidar da saúde mental das crianças para que elas não fiquem impacientes e ansiosas

Atividades lúdicas são ideais e podem ser colocadas em prática, conforme o espaço e o ambiente disponíveis – o mesmo vale para algumas modalidades de esporte. “É importante no dia a dia trazer atividades que estimulem a criatividade das crianças, pensando no seu desenvolvimento como um todo: social, cognitivo e emocional, assim como manter uma alimentação saudável”, explica o psicólogo. “Estar atento ao comportamento da criança é uma forma de entendê-la: ouvindo-a e incentivando a rotina infantil, que pode muitas vezes ajudar toda a família, amenizando a angústia de todo ambiente. Os pais precisam levar em conta que, se já é difícil para um adulto manter a saúde mental neste momento, para as crianças isso pode ser ainda mais complicado, visto que elas possuem menos recursos psíquicos para lidar com mudanças tão significativas em seu dia a dia”, complementa.

5. Dicas para o dia a dia durante o distanciamento social

O psicólogo reforça que a dica principal é tentar levar com suavidade o período de quarentena e ajustar, como for possível, já que muitos pais estão trabalhando em home-office. Por isso, o especialista separou algumas sugestões:

  1. Horário de estudos para crianças não perderem a rotina (atividades escolares ou mesmo a leitura de um livro);
  2. Atividades da rotina da casa: pode-se aproveitar para inserir a criança na rotina da casa e suas responsabilidades, dependendo de sua idade. Dessa forma, o pequeno também pode perceber seu papel na família, desde cuidar do cachorro, arrumar o quarto, ajudar a preparar as refeições ou lavar uma louça;
  3. Assistir TV e usar o computador são atividades que devem ser liberadas com cautela. O ideal é que o horário seja controlado, até porque há um excesso de notícias negativas circulando e podem gerar ansiedade. O mesmo vale para o uso de videogames;
  4. Aproveitar momentos familiares é a dica de ouro, pois neste período a companhia familiar traz conforto e é uma oportunidade para estreitarmos os laços;
  5. Aproveitar um pouco de ócio. A criança pode experimentar momentos sem atividades ou com brincadeiras sem finalidade pedagógica. Apenas não fazer nada ou brincar com algo que traga satisfação gera também bem-estar. O ócio é criativo! E isso vale para os adultos também.

Sobre a Faculdade Pitágoras

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância.

Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. 

A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, acesse: http://www.faculdadepitagoras.com.br


Psicólogo e professor da Faculdade Pitágoras orienta pais e responsáveis sobre cuidados e atividades que podem ser realizadas com as crianças durante o período de quarentena

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