Novos anos de escolaridade são autorizados a retomar as aulas presenciais na rede estadual

A partir desta terça-feira (3) as escolas da rede estadual de Minas retornam do recesso escolar do meio do ano e retomam o ensino híbrido. Com o início do 3º bimestre mais escolas estão autorizadas a ter atividades presenciais e mais anos de escolaridade também estão autorizados a iniciar o acolhimento de professores e, na sequência, dos alunos. Nas unidades de ensino localizadas nos municípios inseridos nas ondas amarela ou verde, além das turmas dos anos iniciais – 1º ao 5º ano -, e 9 do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio, que já haviam sido autorizados a retornar, também se juntam à essas séries escolares o 8º ano do ensino fundamental e o 2º ano do ensino médio. No caso do Ensino Médio de Tempo Integral retornam os estudantes do 2º e do 3º ano. Também estão autorizadas a voltar às salas de aula as turmas do último período/semestre dos cursos profissionalizantes e do último período da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Com este novo passo, contando com todo cuidado e segurança, respeitando rigorosamente os protocolos sanitários da Secretaria de Estado de Saúde, a rede estadual passará a contar com 1.384 escolas estaduais reabertas para receber alunos e professores. Com as atualizações nas ondas do Plano Minas Consciente da última quinta-feira (29), todas as regiões do estado seguem aptas para o retorno das atividades presenciais nas escolas da rede pública estadual, desde que não tenha impedimento por parte da prefeitura da localidade.

O novo passo só foi possível graças à melhoria dos índices epidemiológicos e do acompanhamento realizado das primeiras unidades de ensino que reabriram, que reforçou, assim, a segurança dos protocolos e do checklist de preparação para o recebimento de professores e alunos e a boa aceitação da comunidade escolar como um todo. Vale sempre lembrar que o retorno das escolas da rede estadual de Minas é seguro, gradual, híbrido, facultativo e foi planejado, com todo o cuidado, para garantir o cumprimento dos protocolos sanitários e transmitir a segurança e confiança necessárias a alunos, funcionários, pais e responsáveis.

Cenários

Vale lembrar que as escolas localizadas em municípios inseridos nas ondas amarela e verde podem voltar com os anos iniciais do ensino fundamental – 1º ao 5º ano -, e do 9º, além do 3º ano do ensino médio. A partir de 3 de agosto, poderão começar o acolhimento dos professores que atuam no 8º ano do ensino fundamental, 2º ano do ensino médio, além das turmas do último período/semestre dos cursos profissionalizantes e do último período da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nos anos escolares que se juntam agora à retomada, o acolhimento aos alunos vai ocorrer a partir de 9 de agosto.

Para as localidades em onda vermelha, estão autorizados para as atividades presenciais apenas os anos iniciais do ensino fundamental.
Importante ressaltar ainda que, sempre que algum ano de escolaridade for incluído na retomada, o momento de acolhida sempre será iniciado pelos professores em uma semana e, na seguinte, ocorre o recebimento dos estudantes.

Sempre que alunos, pais e/ou responsáveis precisem verificar se as escolas estão com as atividades presenciais autorizadas, basta acessar o site da pasta: www.educacao.mg.gov.br. Na aba destinada à retomada, a listagem de municípios e unidades de ensino estarão atualizadas. O contato com o gestor da escola também é fundamental para ficar por dentro de todas as informações sobre o ensino híbrido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

A Consciência Negra e o ENEM

🔊 Clique e ouça a notícia No mês da Consciência Negra, de feriado inédito, ENEM surpreende com o tema da redação GOVERNADOR VALADARES – Neste mês da Consciência Negra, o

MEC divulga locais de prova do Enem 2024

🔊 Clique e ouça a notícia Exame será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, nesta terça-feira

Candidato do CNU já pode conferir local de prova

🔊 Clique e ouça a notícia Consulta está disponível, desde as 10h, na Área do Candidato Os mais de 2,11 milhões de candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) já