Novo decreto volta a restringir o funcionamento do comércio em Valadares

Entre as medidas do novo decreto, destaca-se a proibição do funcionamento de bares e restaurantes após as 19h, em dias úteis. Aos fins de semana somente serviços essenciais funcionarão

por Camila Fernandes e Arthur Pimentel

No início da manhã desta quinta-feira (18), a Prefeitura de Governador Valadares organizou uma reunião coletiva com a imprensa e autoridades de segurança e saúde do município para esclarecer as medidas adotadas no novo decreto, nº 11.177, assinado pelo prefeito André Merlo (PSDB), válidas até o dia 2 de julho de 2020.

De acordo com o prefeito, a restrição no horário de funcionamento de bares e restaurantes é para evitar aglomerações, visto que, no período noturno, estavam acontecendo muitas aglomerações. Entretanto estes locais poderão funcionar após o horário de 19h apenas como delivery ou o cliente poderá buscar o produto no balcão.      

“Bares e restaurantes (só poderão funcionar) até as 19h. É para inibir a noite mesmo. Percebemos que as aglomerações estão acontecendo muito à noite. Entendemos o lado dos empresários, mas não queremos imputar a eles a responsabilidade da proliferação do vírus.”

Prefeito André Merlo
Prefeito André Merlo foi o primeiro a chegar para atender a imprensa

Aos fins de semana dos dias 20, 21 e 27, 28 de junho foi informado no decreto que somente os serviços essenciais poderão funcionar. Sendo eles: supermercados, mercearias, açougues, peixarias, feiras livres, locais de vendas de hortifrutigranjeiros, padarias, lojas de produtos veterinários e afins, postos de combustíveis, lojas de conveniência, restaurantes em pontos ou postos de paradas em rodovias, farmácias, drogarias, laboratórios, clínicas, inclusive veterinárias, hospitais e demais serviços de saúde, locais de venda de água mineral e de gás de cozinha, empresas funerárias e de segurança privada, lojas de peças para veículos automotores e bicicletas, serviços relacionados à tecnologia da informação e de processamento de dados, serviços de call center e atividades cúltico-religiosas, e atividades industriais.

Ocupação de leitos de UTI

Sobre o assunto, o prefeito informou que 17 dos 30 leitos de UTI disponíveis no Hospital Municipal estão ocupados, o que indica um preenchimento de 56%. Em seguida, ele afirmou que a Prefeitura está tentando habilitar 18 novos leitos no Hospital Samaritano, o que deve acontecer entre hoje (18) e amanhã (19): “Recebemos uma mensagem do Governo do Estado que entre hoje e amanhã poderemos ter essa habilitação concretizada, então seriam 18 leitos a mais disponíveis. Também trabalhamos com a chegada de 20 novos respiradores, 14 normais e 6 para transporte”, disse o prefeito André Merlo.

Lockdown não está descartado

Quando perguntado sobre qual seria o cenário necessário para que houvesse um lockdown, visto que é algo que pode prejudicar a economia, o prefeito disse que apoia os empresários e a economia, porém a medida pode acontecer se a população não respeitar as normas estabelecidas no novo decreto.

Confira a fala do prefeito no vídeo abaixo:

Uso obrigatório de máscara

Outro ponto que chamou atenção no decreto foi a obrigação do uso de máscara, não só em estabelecimentos, mas em qualquer lugar em via pública. Segundo André Merlo, com a lei, já regulamentada no município, o valor da multa para quem descumprir a regra pode variar de R$ 228 até mais de R$ 130.000. Entretanto afirmou o desejo de não ter que punir ninguém.

Isto leva a outro aspecto: qual o canal para denunciar crimes contra essas medidas, pensando também em festas clandestinas? Os responsáveis pela coleta das denúncias serão a Vigilância Sanitária e a Ouvidoria do Município.

O telefone de contato é o (33) 99997-3174.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Deslizamento de terra deixa dois homens soterrados

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Na tarde desta quinta-feira (19), por volta das 14h, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) foi acionado para atender uma ocorrência