No último dia, cadastramento biométrico gera fila no Cartório Eleitoral

O prazo para o cadastramento biométrico obrigatório em Governador Valadares terminou nesta sexta-feira (6), às 18 horas. Muitos eleitores deixaram para a última hora e a fila em frente ao Cartório Eleitoral tomou conta das calçadas. Dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), atualizados até a quinta-feira (5), afirmam que, dos 214.235 eleitores de Valadares, 81,45% fizeram o cadastro biométrico, equivalente a 174.502 pessoas.

Renata Aparecida, que trabalha como doméstica, contou que não conseguiu fazer o cadastro antes por conta do trabalho. “Fora de condição, fora de mão, moro longe”, diz ela.

A costureira Amanda Cristina foi bem sincera e carismática. Ela disse: “foi procrastinação total, já podia ter vindo várias outras vezes. Eu agendei outra vez, mas tive um imprevisto, não deu para vir e deixei para o último dia”.

Cristiane dos Anjos, dona de casa, assumiu que foi desleixo mesmo e disse que o brasileiro tem esse costume de deixar as coisas para a última hora.

Cleunice de Figueiredo, também dona de casa, reafirmou com bom humor: “Como diz o ditado, o brasileiro sempre deixa as coisas em cima da hora, e, quando se percebe, junta esse tumulto aqui para fazer a biometria. Mas a gente vai tendo paciência, porque somos os culpados disso mesmo”.

Regularização de título

O chefe do cartório da 318ª Zona Eleitoral, Jean Cláudio Faria, disse que quem não conseguiu fazer o cadastramento até o prazo final terá o título de eleitor cancelado. Mas o eleitor pode comparecer ao cartório a partir de segunda-feira (9) para reverter essa situação, possibilitando a votação nas eleições deste ano.

O eleitor terá ainda dois meses para resolver essa situação. Quem perdeu o prazo para o cadastramento poderá comparecer ao Cartório Eleitoral até o dia 6 de maio, para regularizar o título. Caso não compareça, ele poderá ter problemas ao tomar posse em cargo público, se matricular em faculdade pública, tirar ou renovar passaporte, e ainda corre o risco de ter o CPF bloqueado.

Renata Aparecida
Amanda Cristina
Cristiane dos Anjos
Cleunice de Figueiredo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM