[the_ad id="288653"]

Nível do rio Doce pode chegar a 2,20 metros na noite desta segunda em Valadares

FOTO: Juninho Nogueira

GOVERNADOR VALADARES – As fortes chuvas que aconteceram na região Leste de Minas Gerais, nesse final de semana, têm impactado o nível do rio ao longo de toda a Bacia do Rio Doce. Em Governador Valadares, durante a madrugada de segunda-feira (13), o nível do rio ultrapassou 1,90 m e atingiu a cota de alerta. Agora no início da tarde desta segunda (13), por volta das 13h o nível do rio chegou a 2 metros e atingiu 2,13 metros às 19h. A previsão, segundo a Defesa Civil, é que o rio possa chegar a 2,20 metros até às 0h.

Às 13h30, a Defesa Civil de Minas Gerais enviou uma alerta por SMS à população de Governador Valadares sobre a possibilidade de inundação nas áreas de risco mapeados.

A última vez que no Município o rio ultrapassou os 2 metros foi em janeiro de 2024. Na época, o Rio Doce chegou a cota de 2,03 metros. A cota de inundação é em 2,10 metros.  

Conforme a medição da régua do Saae, pelo aplicativo Rio Doce Alerta, por volta das 23h de domingo (12), o nível do rio em Valadares chegou a 1,83 metro. Ainda na madrugada de segunda (13), subiu para 1,93 às 4h da manhã. De lá até às 8h o nível do rio oscilou entre 1,92 e 1,94 metro. Dessa forma, em menos de 12 horas o Rio Doce subiu 10 cm e se manteve dentro desse patamar no início da manhã.

Na manhã desta segunda (13), a Prefeitura de Valadares atualizou as informações sobre o Rio Doce: “durante a madrugada desta segunda-feira (13), e alcançou a marca de 1,94m, às 9h da manhã. Apesar dessa elevação progressiva nas últimas horas, a tendência é que haja uma estabilização ao longo do dia”.

Na tarde de domingo (12), a Prefeitura de Valadares já havia alertado para a possibilidade de elevação do nível do Rio Doce. A Defesa Civil orientou a população, principalmente os moradores ribeirinhos, sobretudo dos bairros São Tarcísio e Santa Rita (Baixa do Quiabo), a adotarem medidas para proteção de familiares, animais de estimação e móveis. Além disso, a Defesa Civil reforçou que seguirá acompanhando a situação e manterá a população informada sobre qualquer alteração neste cenário. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone 199 ou pelo ou (33) 3279-7436.

Ainda segundo o Boletim de Alerta Hidrológico da Bacia Rio Doce, publicado na manhã desta segunda (13), às 9h, o relatório apresenta uma previsão de que o nível do rio está com tendência a pequenas oscilações ao longo da manhã, podendo retomar a subida na parte da tarde.

Rio Doce continua subindo e pode alcançar 2,20m até o fim desta segunda-feira

A Prefeitura de Valadares, por meio da Defesa Civil, alerta que o Rio Doce continua subindo progressivamente, ao longo desta segunda-feira (13). Às 19h, a medição foi de 2,13m, com previsão de alcançar 2,20m até meia-noite, ultrapassando a Cota de Inundação. Essa elevação se deve às fortes chuvas que atingiram as cabeceiras.

Nesse cenário, as águas invadem casas dos bairros São Tarcísio, Santa Rita (Baixa do Quiabo), Santa Terezinha, São Pedro e São Paulo. É importante que os moradores dessas áreas ribeirinhas adotem medidas de segurança para proteger familiares, animais de estimação e bens materiais.

A Defesa Civil ressalta ainda que essas previsões refletem o cenário de momento. Mas, por se tratar de fenômenos naturais, as previsões podem mudar a qualquer momento.

A Defesa Civil segue acompanhando a situação e manterá a população informada sobre qualquer alteração neste cenário. Em caso de dúvidas, entre em contato pelos telefones 199 ou 3279.7436, acesse o aplicativo “Rio Doce Alerta” e fique atento aos canais oficiais da Prefeitura de Valadares.

App de celular permite monitorar o nível do rio Doce; veja como baixar

O aplicativo (app) para celular Rio Doce Alerta, lançado no final de dezembro de 2023, é uma ferramenta que permite à população de Valadares monitorar o nível do rio. Por meio do app também é possível acompanhar as últimas medições, os níveis de alerta tanto na régua do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) quanto do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Além disso, a Defesa Civil poderá enviar notificações aos usuários com orientações e comunicados, tornando-se mais um canal oficial de comunicação da Defesa Civil com a população.

A Prefeitura de Valadares, por meio da Defesa Civil, informa que o Rio Doce subiu nove centímetros, durante a madrugada desta segunda-feira (13), e alcançou a marca de 1,94m, às 9h da manhã.

Apesar dessa elevação progressiva nas últimas horas, a tendência é que haja uma estabilização ao longo do dia.

A Defesa Civil segue acompanhando a situação e manterá a população informada sobre qualquer alteração neste cenário. Em caso de dúvidas, entre em contato pelos telefones 199 ou 3279-7436.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

De volta a Valadares

🔊 Clique e ouça a notícia A querida executiva de contas da TV Leste, Vanessa Amorim está de volta a Valadares após passar férias nos Estados Unidos em visita a