[the_ad id="288653"]

Museu de Valadares expõe livro de recenseamento da década de 1930

O livro do recenseamento de Figueira do Rio Doce está exposto no Museu da Cidade, em Governador Valadares. A obra foi escrita por Joaquim Nery em 1930, antes da emancipação do município, e traz informações semelhantes às do censo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Atualmente, os recenseadores andam pela cidade com aparelhos modernos nas mãos para colher informações como nome, profissão e idade de todos os moradores da região, assim como o número de casas e comércios. O censo geralmente é feito de dez em dez anos.

Para o gerente do Museu da Cidade, Josmar Coelho, o livro tem o diferencial de ter sido feito completamente a mão. “Chama atenção porque ele é todo feito a mão e descreve os tipos de casas da época, as profissões das pessoas, é bem diferenciado”, explica.

Quem desejar conhecer essa raridade da história de Valadares basta visitar o Museu da Cidade, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas, e aos sábados, das 9h às 13 horas. É localizado na rua Prudente de Morais, 711, no Centro, pertinho da agência central dos Correios. A entrada é gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM