Na última semana, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Aperam Bio Energia promoveram o curso de produção artesanal de conservas e condimentos para o Clube de Mães de Capelinha. O curso é uma parceria entre o Senar, a Aperam e o Sindicato dos Produtores Rurais de Capelinha.
Assim sendo, as participantes tiveram 32 horas de aprendizado com ministração das aulas pela profissional Geisa Fernandes.
De acordo com a Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM), o Brasil se destaca como o 3º maior produtor de frutas no mundo. Além disso, a associação aponta o setor de hortaliças como um dos ramos da agropecuária que mais crescem no país.
Os profissionais da saúde afirmam que a alimentação rica em frutas e hortaliças é composta por nutrientes importantes à saúde, bem-estar, além de reduzir a probabilidade do surgimento de doenças. De acordo com um dos instrutores do curso, a comercialização desses produtos pode se tornar uma ótima fonte de renda. “É uma alternativa rentável para o excedente da produção. O doce do mamão formosa, por exemplo, pode ser vendido por até R$ 30”, ressalta.
A Secretaria de Agricultura enfatiza que a higienização correta dos alimentos, a esterilização e pasteurização dos recipientes utilizados para conserva são fundamentais ao processo de fabricação.
“Os alimentos devem ser imersos em solução clorada. Os vidros são esterilizados com tratamento térmico de 20 minutos e depois resfriados na pasteurização. São práticas que garantem qualidade e segurança no consumo no produto em até um ano”, explica o instrutor.
Com informações da Secretaria de Agricultura de Capelinha