Brasília – A partir desta sexta-feira (5) até o dia 20 de novembro, o Ministério Público do Trabalho irá postar uma série de cards em homenagem a personalidades negras que marcaram a história do Brasil. No dia 20, Dia Nacional da Consciência Negra, o card será de Zumbi dos Palmares.
O primeiro card é dedicado a Milton Almeida dos Santos, geógrafo, escritor, cientista, jornalista, advogado e professor universitário, reconhecido por seus trabalhos sobre globalização. Milton dos Santos recebeu o Prêmio Internacional de Geografia Vautrin Lud, o maior do campo da Geografia, além de escrever mais de 40 livros.
Em 2006, recebeu a homenagem póstuma com o Prêmio Anísio Teixeira, dedicado a personalidades brasileiras que tenham contribuições relevantes e sistemáticas para o desenvolvimento da educação básica no Brasil.
No domingo, a homenageada é Carolina Maria de Jesus, autora do best-seller “Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada”, obra vendida em 40 países e traduzida para 16 idiomas.
Carolina de Jesus é considerada uma das mais importantes escritoras do País e redigiu seu livro de maior sucesso enquanto trabalhava como catadora de papel na favela do Canindé, em São Paulo. A história fala sobre o cotidiano da comunidade em que ela vivia. Além de escritora, também era compositora e poetisa.
Este ano, a Universidade Federal do Rio de Janeiro concedeu a Carolina de Jesus o título de Doutora Honoris Causa, o mais importante da Universidade, destinado à personalidade que tenha se destacado por sua singular contribuição à cultura, à educação ou à humanidade.
Além dos cards, a campanha também inclui o podcast Prosa de Trabalho sobre a importância de combater o preconceito racial, especialmente nas relações trabalhistas.
Veja aqui as imagens da campanha Memórias Negras