MPMG integra campanha contra importunação sexual em jogos de futebol

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) se uniu ao Mineirão, aos clubes de futebol, à Federação Mineira de Futebol (FMF) e a órgãos públicos de Belo Horizonte e estaduais na campanha “Todos contra a Importunação Sexual”, lançada nessa quinta-feira, dia 18, em uma iniciativa para combater condutas que são contra a liberdade sexual das mulheres em jogos de futebol.

A partir de sábado, no jogo entre Atlético e Juventude, pelo Campeonato Brasileiro, os torcedores que comparecerem ao Mineirão verão cartazes espalhados por todo o estádio com informações sobre a prática criminosa e instruções para que vítimas relatem, na hora, casos de importunação.

Os QR Codes serão de fácil acesso e levam diretamente ao Whatsapp do canal de denúncia. A partir das informações recebidas, será possível agilizar os processos e encaminhar os casos para investigação dos órgãos de segurança.

Rivais nas quatro linhas, Atlético, Cruzeiro e América estão juntos para difundir as informações entre seus torcedores, seja no estádio, com uma comunicação de impacto, seja nas redes sociais, capazes de propagar as mensagens para todos os cantos, com a hashtag #RepenseSuasAtitudesComAsMulheres para compartilhar essa ação.

A campanha tem o apoio também das Polícias Civil e Militar, da Guarda Municipal, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), além do Instituto Galo.

Os vigilantes do estádio estão sendo melhor instruídos e receberão cartilhas sobre como agir no acolhimento às vítimas. Além disso, as TVs, o telão do estádio e a Rádio Esplanada também vão incentivar torcedores que presenciarem casos de importunação a denunciar condutas inapropriadas. As cadeiras do Mineirão vão ganhar ainda 6.000 adesivos com o mote da campanha e os funcionários trabalharão com camisas alusivas à ação.

“Este é um problema da nossa sociedade. Os casos no Mineirão são recortes de vários que acontecem diariamente nos ônibus, nas ruas e em diversos lugares. A campanha é uma união de interessados que estão dispostos a fazer uma série de ações educativas para que isso seja diminuído e, ao longo do tempo, extinto. Para o Mineirão, é de extrema importância que os clubes, e seu alcance com os torcedores, estejam conosco nesta campanha, além da experiência e vivência dos órgãos de segurança”, ressalta Bruna Drummond, gerente de negócios do Mineirão.

Com informações do Estádio Mineirão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Moraes libera volta do X, antigo Twitter, no Brasil

🔊 Clique e ouça a notícia JOSÉ MARQUES E CONSTANÇA REZENDE BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), decidiu nesta terça-feira (8) que