Em um trabalho conjunto do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Gaeco e da Promotoria de Tóxicos de Belo Horizonte, e da Polícia Militar, foi preso nessa quarta-feira, 16 de junho, em Sete Lagoas, Clébio Pereira Rosa, um dos 21 foragidos mais procurados no Estado e incluído no programa “Procura-se”, coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
Natural de Belo Horizonte, Clébio é chefe de organização criminosa responsável por tráfico de drogas no Aglomerado da Serra, na capital mineira. Autor de homicídio, ele possui dois mandados de prisão em aberto.
Procura-se
A iniciativa busca a captura de foragidos da Justiça com mandados de prisão em aberto que continuam a praticar crimes graves.
O MPMG é um dos integrantes do programa, que tem a parceria, além da Sejusp, das polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Federal.
Divulgação
Nas três edições anteriores do Procura-se (2011, 2012 e 2017), 29 dos 41 criminosos procurados foram presos com a ajuda da população por meio de denúncias ao 181.
A divulgação dos procurados é feita em todos os 853 municípios do Estado. Cartazes serão espalhados com as fotos dos criminosos em locais de grande circulação de pessoas ou em lugares reconhecidos como estratégicos pelas polícias. O material possui QR Code para acesso à lista de todos os procurados e outros detalhes.
O cidadão também pode acessar o hotsite disponibilizado para a campanha. Nele estão as fotos de todos os 21 procurados, com detalhamentos sobre atuação do criminoso, região onde pratica a maioria dos crimes, idade, apelido, mandados de prisão em aberto e outras informações.