O projeto foi custeado por três associações de magistrados e reúne revista em quadrinhos, 4 vídeos animados e 16 tirinhas para as redes sociais
“Cada cidadão tem responsabilidade para com o ambiente social saudável, sem disseminação de desinformação, de ódio e sem o repasse de notícias falsas em relação às nossas instituições”, disse o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, nessa quarta-feira (16), no lançamento da nova campanha “A Turma da Mônica e o Poder Judiciário”.
Nesta quarta edição, o projeto reúne uma revista em quadrinhos (impressa e digital), quatro vídeos animados e 16 tirinhas para as redes sociais. O conteúdo foi produzido pelos Estúdios Maurício de Sousa com patrocínio de Ajufe (Associação dos Juízes Federais), AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) e Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho), sem custo aos cofres públicos.
O ministro Luiz Fux destacou que essa união entre o STF e as associações é necessária em razão do atual contexto, quando pessoas, com posições extremadas, ao contrário de exercerem a liberdade de expressão e a crítica construtiva, “infelizmente, vêm atentando contra a credibilidade das instituições e da Justiça brasileira, em especial da Suprema Corte”.
Combate às fake news
Para além do trabalho jurisdicional de proteger a democracia, o presidente do Supremo afirmou que é preciso planejar ações e projetos educativos envolvendo vários segmentos da sociedade (crianças, adolescentes, jovens, universitários) para enfatizar o papel do STF como guardião da Constituição e dos direitos e liberdades individuais.
De acordo com o ministro Luiz Fux, a desinformação tem sido um grande desafio para a população brasileira e, “por meio do brilhante trabalho realizado pelos Estúdios Maurício de Sousa, o Poder Judiciário, unido, atua para repassar informações corretas e ajudar a criar uma consciência nas crianças sobre como funciona cada ramo da Justiça e o STF. Tudo isso de maneira lúdica, que somente a Turma da Mônica consegue fazer”, sustentou.
Divulgação
O presidente do Supremo frisou que a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) selecionou escolas de todo o país para receber o conteúdo, pois o foco são os alunos do Ensino Fundamental. Os vídeos serão enviados às emissoras de televisão para que reproduzam gratuitamente como conteúdo de utilidade pública, além de serem reproduzidos nas redes sociais.
O ministro Luiz Fux anunciou ainda que a Turma da Mônica será protagonista de um projeto do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), presidido por ele, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que visa ajudar no enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes. O gibi será lançado em abril.
Maurício de Sousa
Participando por videoconferência, o criador da Turma da Mônica, Maurício de Sousa, destacou que a campanha irá ajudar as crianças e as famílias a conhecerem melhor o Judiciário. “O trabalho foi feito com muito carinho e responsabilidade. Com a formação do cidadão ciente dos seus direitos fundamentais é que construímos uma sociedade mais justa”, assinalou.
Associações
Representando a AMB, a conselheira fiscal Maria Isabel da Silva frisou que a campanha é importante para mostrar que o Judiciário está ao lado da população brasileira. O presidente da Anamatra, Luiz Antonio Colussi, destacou que o projeto é uma forma de o Judiciário se aproximar da sociedade, melhorando a comunicação com os cidadãos, com uma linguagem acessível. O presidente da Ajufe, Eduardo André Brandão de Brito Fernandes, salientou que a campanha reforça a imagem do Judiciário.
O evento ocorreu na Sala de Sessões da Primeira Turma do STF e contou ainda com a presença do presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, e de magistrados.
Fonte: Superior Tribunal Federal