Eles vêm em busca da diversidade e da criatividade das cadeias da moda mineira e brasileira
Um mundo inteiro de possibilidades para as cadeias da moda mineira e brasileira pôde ser vislumbrado na rodada de negócios organizada para os compradores internacionais da 27ª edição do Minas Trend com empresas não expositoras – desta que é a principal feira de negociações com a indústria da América Latina, iniciada nessa terça-feira (19), em Belo Horizonte.
Grandes compradores da moda mineira e nacional ofertada no Minas Trend – que vai até a próxima quinta-feira (21) – receberam as boas-vindas pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEMG, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Apex-Brasil. Tratam-se de negociadores que buscam a diversidade e a criatividade das roupas, calçados, joias, bijuterias e outros produtos do cenário fashion do Minas Trend para levá-los a consumidores de mercados como Alemanha, Estados Unidos, Israel, Reino Unido, Espanha, Paraguai, Bolívia, Argentina, Uruguai, Venezuela, Peru e México, entre outros.
Conhecimento
Representando o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, na recepção dos compradores estrangeiros, a presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Juiz de Fora (Sindivest-JF), Mariângela Marcon, ponderou que o Minas Trend cresceu, com uma postura renovada, de oferecer conhecimento sobre a moda aos participantes, em palestras e seminários.
“Nosso foco é criar o salão de negócios, criar competitividade e buscar parceiros que valorizem a moda mineira, a moda nacional”, ressaltou ela, lembrando que uma das diretrizes do presidente da FIEMG é a internacionalização da cadeia produtiva do estado.
Superintendente Regional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Gustavo Macena enfatizou que o Minas Trend se encaixa no ambiente de negócios da FIEMG, “para que possamos trabalhar cada marca ao longo do ano, para que criem mais, produzam mais, vendam mais e ganhem o mundo”.
Anfitrião
Minas Gerais é anfitrião de empresários da moda de vários estados do país – como Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Espírito Santo e Santa Catarina – no Minas Trend, lembrou Carolina Lopes, da Gerência de Internacionalização da CNI. “Espero que este encontro agregue muito aos negócios dos senhores”, disse ela aos compradores internacionais.
Rebecca Macedo reforçou que o objetivo do CIN, gerenciado por ela, é, principalmente, apoiar a indústria mineira no processo de internacionalização. “Facilitar e conectar a indústria mineira com compradores internacionais”, apontou.
Informações técnicas, sobre temas como formas de pagamento, meios de transporte/embarque de mercadoria, impostos e certificado de origem dos produtos comercializados no Minas Trend foram repassadas pelo consultor de Negócios Internacionais Alexandre Brito aos compradores de outros países.
“Sou apaixonada pela moda brasileira. Acho que temos uma proposta maravilhosa para passar à Europa”, avaliou Giuliana Bortolatto, que vem ao Minas Trend em busca de produtos nacionais para consumidores europeus, especialmente da Itália.
Rangel Barreto, comprador para mercados da América Latina, parabenizou a iniciativa da FIEMG, da CNI e da Apex, de se unirem para profissionalizar ainda mais o processo de internacionalização da moda feita em Minas e no país.
Serviço:
Minas Trend Primavera-Verão 2023 – 27ª edição
De 19 a 21 de abril
No Expominas, em Belo Horizonte