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Minas Gerais terá mais escolas públicas estaduais com oferta de Ensino Médio de Tempo Integral em 2021

por Raimundo Santana
novembro 26, 2020
dentro EDUCAÇÃO
Reading Time: 4Leitura mínima
Minas Gerais terá mais escolas públicas estaduais com oferta de Ensino Médio de Tempo Integral em 2021
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Novas vagas nas unidades de ensino já estão disponíveis no momento do cadastro escolar para o próximo ano

A partir de 2021, as escolas públicas estaduais de Minas Gerais terão mais vagas para a oferta do Ensino Médio de Tempo Integral (EMTI) e EMTI Profissional. Dando sequência à política de ampliação adotada pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) na atual gestão, novas escolas passarão a ofertar o tipo de ensino, com o aumento no número de vagas e com a inclusão de municípios que ainda não tinham sido contemplados.

Neste ano, o Ensino Médio de Tempo Integral já é realidade em 274 escolas estaduais mineiras, das diferentes regiões do estado. A iniciativa busca proporcionar aos estudantes que estão iniciando o ensino médio, além do conhecimento acadêmico, propostas que estimulem cada aluno a encontrar a sua vocação e alcançar o que quer para o seu futuro. O protagonismo juvenil, a elaboração do projeto de vida e a preparação para o mercado de trabalho, por meio de cursos profissionalizantes, norteiam as ações.

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Com a expansão, mais 119 escolas terão o EMTI, localizadas em 71 municípios, totalizando 393 unidades em todas as regiões do estado. Desse total, 63 vão ofertar a modalidade de Ensino Médio de Tempo Integral Profissional. Serão quase 44 mil vagas oferecidas para 2021 no EMTI e EMTI Profissional.

Experiências exitosas

A experiência de ofertar o Ensino Médio de Tempo Integral tem mudado a perspectiva não só dos alunos, mas de toda a comunidade escolar. Exemplo disso é a Escola Estadual de Ensino Médio, em Tupaciguara, no Triângulo Mineiro. De acordo com a diretora da unidade de ensino, Patrícia Andrade de Faria Silva, à medida que foram descobrindo o modelo, os alunos e as famílias começam a se interessar.

“A procura está sendo muito boa. A escola oferece estrutura, com laboratórios, que é ótimo. Eles impulsionam muito o aprendizado e a comunidade escolar está toda aguardando e empolgada”, conta. Ainda de acordo com Patrícia, o modelo de acolhimento adotado, através de projeto que envolve todos os servidores, professores e alunos, traz outro olhar para as relações no ambiente escolar, o que contribui ainda mais para os bons resultados.

A escola, que tem a modalidade de EMTI Profissional, oferece os cursos de Açúcar e Álcool e Celulose e Papel. As formações foram pensadas considerando a vocação econômica da região, que tem usinas açucareiras e um dos maiores parques da indústria de papel. “Este é outro diferencial muito importante. Os cursos foram direcionados de acordo com a empregabilidade e demanda local”, comemora a diretora Patrícia.

O EMTI também se destaca por oferecer aos alunos a possibilidade de construção de um projeto de vida, além de se dedicar mais aos estudos. A Escola Estadual Professora Júlia Kubitscheck, em Passos, no Sul de Minas, já oferta a modalidade de tempo integral. De acordo com o diretor da unidade de ensino, Itamar José de Oliveira Júnior, os pais ficam encantados após se inteirarem do que é a proposta do EMTI.

“Os alunos aqui têm o protagonismo. E eles entendem a importância da escola na vida. Quando o aluno entende que tem um sonho possível e que a escola vai ajudar nisso, faz toda a diferença”, conta o diretor. Itamar se encanta pelo projeto e diz que a escola que oferece aos alunos é a que ele gostaria de ter estudado. “Todo esse protagonismo vai dando outra visão de escola”, define.

Alunos protagonistas

Esse novo entendimento do ambiente escolar e das possibilidades da formação mais amplas também seduz os alunos, como é o caso de Rafael Pereira Silva, aluno do terceiro ano da Escola Estadual Tancredo Neves, em Almenara, no Norte de Minas. Segundo ele, a visão que tinha e achava que era o modelo do ensino integral mudou depois que viu e vivenciou a prática na escola. “Depois dessa ideia inicial e no decorrer das aulas a gente foi entendendo melhor. Para mim, hoje, é bem legal, mudou a rotina de estudo e gosto bastante”, conta.

Rafael diz que sempre recomenda o EMTI e usa sua experiência para ajudar a explicar a iniciativa. “Recomendo porque, geralmente, as pessoas pensam que é de uma forma, mas é de outra maneira. Você tem várias disciplinas que te ajudam a mudar até o jeito de ser, seu projeto de vida. Isso é muito importante”.

A aluna Gabriele Marçal, do segundo ano da Escola Estadual Coronel José Idelfonso, em Piranga, na Zona da Mata, fala que se matriculou no ensino médio de tempo integral, mas sem muita certeza se iria gostar. Hoje ela conta como foi boa a surpresa e como mudou de ideia já nos primeiros meses. “Depois que começou eu adorei. Imaginei que ia ser uma coisa muito teórica, presa dentro de sala, mas não é”.

Gabriele diz que foi percebendo a grande oportunidade e decidiu se dedicar sem medo. “Alguns pontos chamam a atenção como as aulas diferentes que a gente tem. Projeto de vida, estudo orientado e outras mais”, destaca. Sobre quem acha que pode não ser tão interessante estudar em tempo integral, ela dá o recado. “Por mais que pareça ser uma coisa difícil de gostar, que pode ser cansativo, não é assim. A gente passa a ser mais produtivo, passa mais tempo com os amigos. Além disso, o ensino não está focado apenas nas matérias, mas nos projetos de vida e nas vivências de cada um”, ressalta.

Tags: drdensinomedioescolaspublicasestaduaisminasgeraissecretariaestadualdeeducacaotempointegral
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