[the_ad id="288653"]

Minas Gerais debate retomada da economia verde no pós-pandemia

Semana do Meio Ambiente 2020 acontece, de forma virtual, até o dia 5 de junho

O presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, participou da abertura da Semana do Meio Ambiente 2020 realizada nesta quarta-feira, dia 3/6. Com o tema “Economia limpa e socialmente justa”, o evento é promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e contará com apresentações e debates relacionadas ao assunto até o dia 5/6, com a realização de cinco webinars.

O foco é a construção de uma economia baseada em formas de produção mais limpas e socialmente justas pós-pandemia e a retomada da economia verde em Minas e no Brasil.

Para Flávio Roscoe, o governo estadual tem evoluído nas questões ambientais em conjunto com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais. “Acredito que estamos no caminho correto, que é de apoio às iniciativas que visam proteger o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável”, afirma.

O líder industrial ressaltou que a Fiemg vem difundindo a Economia Circular, que gera receita e eficiência para a indústria, reduzindo desperdícios no processo de controle ambiental. Roscoe anunciou, durante o evento, que a Federação vai apresentar, nos próximos dias, um projeto de controle atmosférico do ar em Minas Gerais.

“Estamos estudando para que o setor privado monte um monitoramento da poluição atmosférica no estado e entregue para o Governo operar. Precisamos ter uma rede integrada que relate a qualidade do ar em tempo real. Se conseguirmos implantar esse projeto, Minas Gerais será o primeiro estado a ter o controle integrado”, diz.

O governador do Estado, Romeu Zema, afirma que Minas avançou na desburocratização ambiental e na digitalização dos processos.

“Essas medidas trouxeram mais agilidade. É totalmente possível conciliar a preservação com o desenvolvimento econômico, basta aprimorar a legislação, a gestão e ter boa vontade”, pontua.

O deputado estadual Noraldino Júnior, presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da ALMG, lembra que Minas Gerais vem enfrentando diversas dificuldades ambientais nos últimos anos, mas o governo estadual trouxe grandes avanços na área.

Para o parlamentar, é essencial buscar um futuro com maior desenvolvimento, respeitando a sustentabilidade. Júnior destacou a parceria da Semad com a Fiemg para o entendimento do setor produtivo sobre a importância da sustentabilidade, de trabalhar na gestão ambiental nas indústrias.

Participaram também da abertura da Semana de Meio Ambiente 2020 o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira; o presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Renato Brandão; o diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Antônio Malard, a diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marília Carvalho de Melo, e o embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez Rubio.

Webinar Virada Ambiental

Na quinta-feira (4/6), às 9h30, o Webinar “Desenvolvimento de uma economia verde pós-pandemia: direções e tendências” contará com a abertura do secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, e do presidente da Feam, Renato Brandão.

Desta vez, a palestra magna ficará a cargo do diretor executivo do Centro Brasil do Clima, o jornalista, escritor e ambientalista Alfredo Hélio Syrkis. Ele foi o primeiro secretário de Meio Ambiente da cidade do Rio de Janeiro e abordará o valor do menos carbono.

A Fiemg também fará uma apresentação sobre suas ações em busca de formas mais sustentáveis de produção e demonstrará cases de sucesso, como as empresas CNH Industrial – Sete Lagoas, Duratex – Uberaba e Ouro Fino, Agrociência – Uberaba. O tema será apresentado pelo analista ambiental e coordenador da agenda de Economia Circular da Fiemg, Guilherme da Mata Zanforlin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM