Minas entrega Currículo Referência do Ensino Médio para Conselho Estadual de Educação

Documento que será utilizado por todas as redes está em análise para homologação pela instituição representativa


A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime-MG) entregaram ao Conselho Estadual de Educação (CEE-MG), nesta quarta-feira (4), o Currículo Referência de Minas Gerais – Etapa Ensino Médio. A ação é mais um importante passo para garantir um ensino médio de qualidade e que atenda bem aos estudantes mineiros.

O documento, elaborado por uma equipe de professores das redes de Educação mineiras, traz uma série de novidades para tornar essa etapa de ensino mais atraente para os estudantes. O objetivo é evitar a evasão escolar e garantir mais qualidade na formação desses jovens.

“Acredito muito no documento que estamos entregando. Tenho a segurança de que ele representa cada um dos estudantes e que será fundamental para consolidar o processo de ascensão do ensino médio mineiro. Um ensino médio de qualidade, como o estado merece e tem condições de fazer”, frisa a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna.

Ainda de acordo com a secretária, o documento será utilizado por todas as redes de ensino, incluindo as públicas – municipais e estadual – e a privada.

Também participaram da reunião de entrega a presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep-MG), Zuleica Reis Ávila, e, de forma virtual, redatores do documento, representantes da Undime-MG e da SEE-MG.

Próximo passo

A partir de agora, o documento será analisado para que o CEE-MG possa fazer a homologação, como explica o presidente do conselho, Hélvio de Avelar Teixeira. “Essa foi uma proposta construída de forma democrática e com a participação de vários parceiros. Tenho certeza de que o currículo está bem preparado e faremos a análise da sua base legal, amparada tanto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) quanto nas novas diretrizes”, afirma.

Mudanças

O ‘Novo Ensino Médio foi desenvolvido por meio do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (PROBNCC). A partir dele, serão realizadas mudanças pedagógicas, no tempo e na estrutura do currículo dessa etapa da educação básica. Sua implantação está prevista para 2022.

Atendendo à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Currículo Referência do Ensino Médio é composto pela Formação Geral Básica, que considera as aprendizagens comuns e obrigatórias definidas pela BNCC, e os Itinerários Formativos, parte em que os alunos escolherão conteúdos que se relacionam com seus interesses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM