Militares de Valadares participam de Seminário Internacional de Prevenção de Homicídios

Policiais Militares de Valadares participam de Seminário Internacional de Prevenção de Homicídios
FOTO: Polícia Militar

Além dos militares de Valadares, participaram do seminário policiais de Minas Gerais, outros 11 estados brasileiros e da Colômbia 

CAETÉ – A Polícia Militar marcou presença no Seminário Internacional de Prevenção de Homicídios. O evento ocorreu entre os dias 26 e 29 de novembro, no município de Caeté (MG). Dez policiais militares do 6º Batalhão de Polícia Militar, de Governador Valadares, que atuam no Grupo Especializado em Área de Risco (GEPAR), participaram do seminário. Além dos militares de Valadares, participaram policiais de Minas Gerais, outros 11 estados brasileiros e da Colômbia. 

O seminário de quatro dias proporcionou aos participantes um ambiente de aprendizado intensivo e troca de experiências. Os policiais foram expostos a uma variedade de estratégias e ferramentas para lidar com a complexidade da prevenção de homicídios. Sendo assim, a formação contou com a introdução aos princípios fundamentais da metodologia GEPAR até estudos de caso práticos e simulações de situações reais.

“Este seminário foi uma oportunidade única para expandir nossos conhecimentos e habilidades no campo da segurança pública”, comentou Sargento Portilho, que trabalha no GEPAR do bairro Turmalina em Governador Valadares. Para o Sargento Jorge, que trabalha no GEPAR do Carapina, “a metodologia GEPAR nos oferece uma visão mais clara das áreas de risco e nos capacita a agir de forma mais estratégica para evitar a ocorrência de homicídios. É um recurso valioso para aprimorar nosso trabalho diário nas ruas.”

Policiais militares de Valadares participam de Seminário Internacional de Prevenção de Homicídios – FOTO: Polícia Militar

Aprimoramento do trabalho em campo da Polícia Militar

Durante o seminário, os policiais tiveram a oportunidade de aplicar diretamente os conceitos em destaque, colaborando em grupos para analisar dados. Além disso, também participaram de treinamentos para identificar padrões de comportamento criminoso e desenvolver planos de ação preventiva específicos para a realidade local de Governador Valadares.

O Tenente Abrantes, Comandante do setor do bairro Carapina, enfatizou: “Estamos comprometidos em fortalecer a segurança comunitária”. O Tenente Helbert, comandante de setor do bairro Turmalina, acrescentou: “O conhecimento adquirido neste seminário será fundamental para nossas operações, permitindo-nos antecipar e prevenir possíveis situações de risco, protegendo assim nossos cidadãos.”

Depois dos quatros dias de seminário, a proposta é que os policiais voltem às suas funções e apliquem as novas estratégias. Dessa forma eles poderão promover uma abordagem mais preventiva e colaborativa na proteção da comunidade de Governador Valadares. De acordo com a Polícia Militar, essa ação “não apenas capacita os agentes de segurança, mas também fortalece os laços entre a polícia e a sociedade, trabalhando juntas em prol de um ambiente mais seguro e pacífico para todos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM