Metodologia de ensino criada por professor da Fadivale será apresentada em congresso internacional

O professor Luciano Souto Dias é o autor da metodologia ativa de aprendizagem “Casuística Orientada”. Evento internacional acontecerá virtualmente entre os dias 27 e 29 de maio

Atento às exigências e complexidades contemporâneas do processo de aprendizagem no ensino superior, o professor valadarense e ex-Controlador-Geral do Município, Luciano Souto, docente há 16 anos na Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce (Fadivale) está se destacando internacionalmente com uma metodologia de ensino inovadora por ele idealizada, intitulada “Casuística Orientada”, que inspirou artigo científico aprovado para apresentação no Congresso Internacional de Altos Estudos em Educação – CAEduca 2020, evento que reunirá pesquisas de excelência em educação realizadas por profissionais brasileiros e estrangeiros.   

A metodologia ativa idealizada compreende a participação simultânea dos acadêmicos do curso de Direito nas atividades teóricas aliadas à prática, desde os períodos iniciais, contando com orientação constante dos professores, de forma interdisciplinar.  

Luciano Souto destaca os objetivos da metodologia ativa: “A partir da ação institucional interdisciplinar, a prática pedagógica ‘casuística orientada’ tem como objetivo viabilizar a adoção de estratégia metodológica de aprendizagem que contribua para a formação fundamental, profissional e prática dos acadêmicos. As atividades a ele inerentes incentivam a visão crítica e reflexiva dos acadêmicos sobre a teoria e a prática do Direito, notadamente a partir do acompanhamento e análise de casos concretos, criando uma estratégia para o encantamento do aluno pelo direito e pelo curso de Direito desde os períodos iniciais do curso. Com isso, a prática de ensino colabora para que o acadêmico perceba a importância do conhecimento jurídico para o enfrentamento da complexidade social e das problemáticas do dia a dia, incentivando a pesquisa normativa, doutrinária e jurisprudencial, a partir do estímulo à construção autônoma do conhecimento, o que contribuirá para a capacitação do estudante na busca de soluções criativas para os problemas enfrentados.”

A proposta do professor foi criada em 2019, ocasião em que se sagrou vencedora do 1º Concurso de Inovações Pedagógicas, organizado pela Fadivale, que tem adotado importantes metodologias ativas e inovadoras em seu curso de Direito. 

“A metodologia é capaz de propiciar ambiente descontraído e empolgante de aprendizagem para os universitários do curso de Direito, que poderão participar proativamente e conduzir pesquisas, reflexões e debates, partindo de preceitos dogmáticos e de aspectos pragmáticos em busca da construção de teses e de soluções concretas para os problemas jurídicos dos cidadãos”, registra Luciano Souto.

Após a apresentação no evento internacional, o trabalho será publicado em livro impresso e e-book com ISBN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Sisu 2025: inscrições começarão em 17 de janeiro

🔊 Clique e ouça a notícia Processo seletivo será constituído de uma única etapa As inscrições para a edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 começarão no dia 17

A Consciência Negra e o ENEM

🔊 Clique e ouça a notícia No mês da Consciência Negra, de feriado inédito, ENEM surpreende com o tema da redação GOVERNADOR VALADARES – Neste mês da Consciência Negra, o

MEC divulga locais de prova do Enem 2024

🔊 Clique e ouça a notícia Exame será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, nesta terça-feira