Marcha em prol da saúde mental materna acontece neste sábado

FOTO: William Fortunato/Pexels

Neste sábado (13) acontece a marcha do “Maio Furta-Cor” em Valadares. A campanha, sem fins lucrativos, democrática e apartidária, luta pela saúde mental materna. O objetivo é sensibilizar a população para a causa, promover ações de conscientização baseadas em evidências científicas e estimular a construção de políticas públicas de saúde.

De acordo com a representante da campanha em Valadares, a psicóloga Lídia Azevedo Brandes, o sofrimento mental das mães pode ser tão intenso a ponto de levá-las ao suicídio. E este é uma das principais causas de morte de mulheres no primeiro ano de vida após o parto. “Existe um forte estigma social em torno de temas ligados à saúde mental, que é ainda mais reforçado quando se estende ao campo materno. Com isso assistimos a um alarmante crescimento dos casos de depressão, ansiedade e, infelizmente, suicídio entre as mães”, afirma.

No evento será oferecido, gratuitamente, os seguintes serviços: aferição de pressão, vacinação, aplicação de escalas de ansiedade e depressão, vivência de yoga, pintura gestacional, rodas de conversa, brincadeiras para criança, pocket show com a Nega Agna e Lucca Trezza, feira de mulheres empreendedoras, sorteio de brindes entre outros.

A marcha vai começar na Praça Caparaó, na Ilha dos Araújos, ao lado do Colégio Lourdinas. Será das 8h30 às 11h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Doação de medula óssea pode ajudar a salvar vidas

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – A medula óssea, um tecido encontrado no interior dos ossos, desempenha um importante papel na produção de componentes sanguíneos essenciais, como