Os dados refletem a realidade atual da cidade, mas que se estende ao longo dos últimos anos
GOVERNADOR VALADARES – De acordo com informações da Secretaria Municipal de Assistência Social, mais de 600 famílias se encontram em situação de rua em Governador Valadares. A divulgação deste levantamento aconteceu nessa terça-feira (24). Os dados refletem a realidade atual da cidade, mas que se estende ao longo dos últimos anos.
Segundo um levantamento do Serviço Especializado em Abordagem, entre janeiro e outubro de 2022, no município foram identificadas 376 pessoas nesta situação. O tema também já foi pauta de Audiência Pública, na Câmara Municipal, em 2021. Na época, a Secretaria Municipal de Assistência Social informou que a população em situação de rua era de 473 pessoas. Mesmo com a metodologia de levantamento de dados diferente, os números apontam para o crescimento da população em situação de rua no município.
Censo da população
Na tentativa de fazer um raio-x desta problemática social, o Governo Municipal, em parceria com a Polícia Militar, tem ido às ruas para entender melhor essa situação. A ideia é poder fazer uma investigação e por meio de estudos analisar e buscar alternativas para amenizar essa situação.
Nesta semana, as Secretarias Municipais de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU), Assistência Social (SMAS) e Saúde (SMS) e a Polícia Militar estão visitando pontos da cidade e realizando abordagens a pessoas em situação de rua. A premissa dessas abordagens é definir estratégias para ajudar os cidadãos em situação de rua.
Desde segunda (23) agentes do Setor de Fiscalização de Posturas da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) estão nas ruas realizando o cadastramento dessas pessoas. “O trabalho fornecerá para o município mais informações sobre essa realidade, que nos dará subsídios para atender melhor a essa comunidade, atendendo anseios e necessidades mais emergenciais”, disse o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU), Jadson Ildeu.
A partir deste contato com as pessoas em situação de rua, os agentes realizaram o encaminhamento à Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e ao Consultório na Rua da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para atendimento e início de um processo de tentativa de saída das ruas.
Situação preocupante
Atualmente, são 635 famílias em situação de rua de acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, entre valadarenses e pessoas de outros municípios. Mas Jadson Ildeu alerta que esse número pode oscilar.
“O número de pessoas em situação de rua em Valadares é variável, uma vez que existe também um público flutuante, ou seja, aquele que está de passagem, mas que para por aqui, sonda o lugar, aprecia ou não, eventualmente segue destino ou retorna para a sua cidade. A ação social nos dará o número real”, enfatizou.
Serviços gratuitos para o atendimento
O Serviço de Abordagem Social é um serviço especializado para o trabalho com pessoas em situação de rua, migrantes, trabalho infantil, exploração sexual. Sendo assim, as pessoas em vulnerabilidade social podem ser encaminhadas ao Centro Pop, Abrigo Noturno e Apoio ao Migrante.