Mais 486 leitos são habilitados para covid-19 em Minas Gerais

Nessa quarta-feira, 15, o Ministério da Saúde habilitou mais 486 leitos de UTI exclusivos para a covid-19 em 35 municípios mineiros. Os leitos, que já eram credenciados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) para atendimento exclusivo aos pacientes com coronavírus, passam a ser financiados pelo Governo Federal.

O montante de R$ 66.672.000,00 é oriundo do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde – Grupo Coronavírus (COVID 19) e será repassado pelo Ministério da Saúde via fundos Estadual e Municipais de Saúde, em parcela única. A habilitação valerá por 90 dias, podendo ser prorrogada.

O secretário de estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, reforça a importância da publicação. “A habilitação significa que o Ministério da Saúde arcará com os custos da operação de aproximadamente 1.004 leitos de toda a rede ampliada para o covid. Com o isso, o Estado de Minas Gerais terá condição de manter o custeio do restante da rede. Além disso, poderá redirecionar valores financeiros para outras atividades da saúde, em especial, ampliando testagem, buscando o fornecimento de medicamentos para aqueles prestadores que tenham dificuldade e também financiando a hospedagem de pessoas vulneráveis que estejam contaminadas pela covid.”

Desde o início da pandemia, o Governo de Minas tem se empenhado para ampliar os leitos em todo o estado. Até o momento, já foram abertos 1.402 leitos de UTI, passando de 2.072, em fevereiro, para 3.474 atualmente. Os leitos de enfermaria também foram incrementados, passando de 11.625 para 20.726 no mesmo período.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Doação de medula óssea pode ajudar a salvar vidas

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – A medula óssea, um tecido encontrado no interior dos ossos, desempenha um importante papel na produção de componentes sanguíneos essenciais, como