GOVERNADOR VALADARES – No último sábado (21), o Clube do Botão promoveu o quinto torneio da temporada 2023: a UEFA Champions League de Futebol de Botão, disputada no Garfo Clube, na qual o experiente Lui Macedo foi o grande campeão. Ele conquistou o primeiro troféu da temporada após vencer Bruno Coelho por 1 a 0 na final. Curiosamente, os dois botonistas já haviam se enfrentado em uma decisão anteriormente, a Eurocopa de Futebol de Botão. Na ocasião, Bruno garantiu o primeiro lugar e Lui voltou para casa com o vice-campeonato.
Ao todo, nove botonistas participaram da UEFA Champions League e, devido ao tema, os participantes jogaram com times europeus. A fase classificatória foi disputada em pontos corridos e turno único, com os dois primeiros colocados se classificando para a final.
A campanha de Lui Macedo
Para a competição, Lui escolheu representar o Notthigham Forest, da Inglaterra. A estreia veio com um empate por 0 a 0 contra Rodrigo Augusto, que simbolizou o Wolverhampton, equipe também inglesa.
Posteriormente, o segundo e terceiro jogo ficaram marcados por duelos contra representantes de clubes portugueses. Na segunda partida, a vitória veio em um placar de 2 a 0 sobre Breno Koalla, do Benfica. No entanto, na terceira, veio um empate de 1 a 1 diante de Euler Fernandes, do Porto.
Seguindo adiante, na rodada seguinte Lui Macedo derrotou Rodrigo Fernandes, pelo Manchester United, por 2 a 1. Em seguida venceu por 2 a 0 o botonista Rhaony Nick, do Wolfsburg, equipe alemã. Contudo a derrota só foi acontecer na sexta rodada, quando foi superado por 2 a 0 pelo Breno Coelho, que atuou com o Ajax, da Holanda. Lui Macedo se recuperou da derrota ao vencer Fábio Velame, representando o italiano Milan, pelo placar de 5 a 3, e chegou na última rodada em segundo lugar.
Mesmo sendo derrotado por Rogério Nalon, do Liverpool, por 2 a 1, no último jogo da fase classificatória, Lui Macedo se classificou para a final da competição por conta do critério de desempate do saldo de gols. Ele e Rhaony Nick ficaram com os mesmos 14 pontos na tabela de classificação e também empatados no número de vitórias. Por ter um gol a mais de saldo, Lui Macedo conquistou o seu lugar na final do torneio para enfrentar Breno Coelho, que terminou em primeiro lugar com 15 pontos.
Final
A decisão aconteceu em uma partida equilibrada, tanto que o gol que deu a Lui o título só saiu no segundo tempo. Com a vitória, o campeão assumiu a liderança do ranking da temporada 2013.
“A felicidade é grande de poder voltar a conquistar um título no Clube do Botão. Foi o meu primeiro troféu de campeão nesta temporada. Já tinha disputado a final do torneio anterior com o Breno e ficado em segundo lugar. Desta vez encontrei chances de fazer com que eu levasse o título. O campeonato foi bem competitivo, e na reta final da fase classificatória quase perdi a classificação para a final, pois outros que estavam abaixo de mim cresceram. Esta situação valorizou o título que conquistei. Espero que no próximo eu consiga êxito novamente, pois é muito bom ser campeão”, disse.
O Clube do Botão Governador Valadares conta com o apoio do Garfo Clube e Juninho Esporte.
Confira o ranking
Nos torneios promovidos pelo Clube do Botão Governador Valadares, só os oito primeiros colocados pontuam para o ranking. Após a UEFA Champions League de Futebol de Botão, o ranking ficou desta forma:
1º Lugar: Lui Macedo – 69 pontos
2º Lugar: Rodrigo Augusto – 60 pontos
3º Lugar: Roberto Amaral – 59 pontos
4º Lugar: Breno Coelho – 58 pontos
5º Lugar: Rogério Nalon – 50 pontos
6º Lugar: Euler Fernandes – 41 pontos
7º Lugar: Fábio Velame – 38 pontos
8º Lugar: Rodrigo Fernandes – 34 pontos
9º Lugar: Arthur Fernandes – 22 pontos
10º Lugar: Rhaony Nick – 21 pontos
11º Lugar: Vinícius Binda – 20 pontos
12º Lugar: Breno Koalla – 18 pontos