Livros sobre Covid-19 de professores valadarenses são selecionados pelo STJ como referência nacional

Criteriosa seleção reúne obras consideradas referenciais sobre repercussões jurídicas da pandemia e os direitos dos cidadãos

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) disponibilizou publicação que apresenta criteriosa seleção de artigos, capítulos de livros e livros completos publicados no Brasil sobre a pandemia em 2020 e 2021. Dentre os livros selecionados, dois foram organizados pelo professor da Fadivale e Controlador-Geral do Município, Luciano Souto, que contam com capítulos produzidos por outros professores valadarenses.

A primeira obra selecionada foi “Repercussões da pandemia covid-19 no direito brasileiro” publicada pela Editora JH Mizuno. A segunda obra selecionada foi “Coronavírus: direitos dos cidadãos e acesso à justiça”, publicada pela Editora Foco, também organizada por Luciano Souto, em coautoria com a renomada jurista Fernanda Tartuce. Tratam-se de obras coletivas interdisciplinares pluri-institucionais, que reúnem pesquisas e trabalhos de respeitados juristas brasileiros.

O professor Luciano Souto comenta sobre as obras: “No contexto em que sentimentos de angustia, impotência e lamento invadem milhares de corações humanos, eminentes juristas e pesquisadores se uniram para a construção dessas obras, que contemplam a análise de aspectos dogmáticos e pragmáticos de notórias e relevantes implicações da pandemia covid-19 na seara jurídica, sobretudo com ênfase nos direitos dos cidadãos. Vivemos um dos momentos mais dramáticos da história da humanidade, em que todas as ciências devem oferecer sua colaboração à sociedade. Por meio dessas obras, buscamos apresentar nossa contribuição, sobretudo em busca da conscientização das pessoas quanto aos seus direitos.”

Souto também ressalta a importância da seleção das obras para a comunidade acadêmica valadarense: “Honra-nos sobremaneira o reconhecimento do STJ, o que coroa o esforço e a dedicação de cada um dos autores. O sucesso e o reconhecimento das obras evidenciam o potencial das pesquisas científicas desenvolvidas nas universidades valadarenses e a consolidação da academia como instrumento de desenvolvimento e transformação social.”

Além do professor Luciano Souto, também participaram das obras os professores universitários valadarenses da Fadivale, Alexsandrina Ramos, Amarildo Lourenço Costa, Amaury Silva, Charles Cesar Couto, Denilson Mascarenhas Gusmão, Elias Dantas Souto, Fernanda Machado, Geraldo Lafaiete, José Luciano Gabriel, Lucas Pereira Cunha, Mirian Célia Gonçalves, Rodrigo Miranda, Ronaldo Marinho, Teodolina Batista Vitório, Wesley Wadim Passos; professores da UFJF Jéssica Galvão, João Guilherme Torres, Marina Carvalho Cortes e Mário César Andrade; professora da Univale, Sara Edwirgens Silva e os pesquisadores Adamor Ferreira Cruz, Júlia Ana Cerqueira Cruz, Ana Carla Dias, João Marcos Vitório, Lorena Vitório, Thiara Viana C. Souto e Ana Júlia Rodrigues.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM