Conheça algumas iniciativas de destaque do LAB.mg no fomento à cultura de inovação no Estado
O Laboratório de Inovação em Governo de Minas Gerais (LAB.mg) já completou um ano de atividades. Coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e pela Fundação João Pinheiro (FJP), o laboratório promoveu, desde a sua criação, diversas ações que buscam transformar os serviços públicos a partir da realização de projetos inovadores e da disseminação da cultura da inovação no Estado.
“Passado um ano, o LAB.mg se consolida, cada vez mais, como referência em inovação no setor público no Brasil. Neste período, foram 15 projetos concluídos, 18 oficinas realizadas, 25 instituições atendidas com projetos e ações, 20 palestras e participações em eventos, três publicações e mais de 2 mil participações nas ações de disseminação”, comemora a coordenadora do LAB.mg pela Seplag, Gabriela Martins.
Para o próximo ano, segundo a coordenadora, “a expectativa é de muitos outros projetos e melhorias no setor público e no atendimento aos cidadãos”, revela, destacando também o recebimento do Prêmio de Laboratório de Inovação Revelação.
Experiência do usuário
Uma das temáticas que teve destaque na atuação do LAB.mg durante este primeiro ano, completado em setembro, foi a experiência do usuário, com realização de pesquisas nos sites do governo estadual, como Portal MG, Portal da Transparência, Portal do Servidor e o Portal da Seplag.
“Nestas iniciativas, buscamos, principalmente, a reestruturação e a melhoria dos sites com foco no usuário, considerando aspectos como facilidade de uso, layout e organização das informações”, explica a coordenadora do LAB.mg pela FJP, Isabela Tolentino.
Para disseminar os métodos utilizados nesses projetos, o laboratório lançou o livro “Pesquisa de Experiência do Usuário – Aplicação na Gestão Pública”, que pode ser baixado neste link.
Transformação digital
O LAB.mg desenvolveu, também, alguns projetos voltados para a digitalização de serviços estaduais. Nessas iniciativas, usuários dos serviços e servidores foram convidados a participar das etapas de imersão e cocriação do novo modelo das funcionalidades, a fim de solucionar as principais demandas e atender às expectativas.
A partir dos aprendizados de um projeto piloto feito em parceria com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), foi estruturado um modelo de transformação digital, com a proposição de etapas e papéis, que pode nortear outras iniciativas de digitalização de serviços.
Inovação
Entre as ações voltadas para a disseminação da cultura da inovação, destaca-se o Programa de Desenvolvimento de Gestores da Fundação João Pinheiro (PDG). A formação debateu temas como liderança, comunicação e gestão de conflitos, e ofereceu oficinas para identificação de desafios, levantamento de informações e construção de soluções.
O LAB.mg também capacitou servidores do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), para apoiar o aprimoramento do Programa de Inovação interno do Tribunal. Os cinco encontros reuniram treinamento teórico e oficinas.