Juiz Roberto Apolinário é convocado para atuar na 9ª Câmara Cível do TJMG

O juiz Roberto Apolinário de Castro, da Vara Agrária de Minas Gerais e de Acidente do Trabalho, entrou em exercício, nesta segunda-feira (8/11), como magistrado convocado para atuar na 9ª Câmara Cível. A assinatura do documento que formaliza o início das atividades do juiz foi conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes. A cerimônia foi realizada na sala de reuniões da Presidência do TJMG, com a presença de diversos magistrados. Roberto Apolinário atuou nas comarcas de Timóteo, Governador Valadares e na capital, onde respondeu pela Vara Agrária de Minas Gerais e de Acidente do Trabalho de Belo Horizonte.

Na abertura da cerimônia, o presidente Gilson Soares Lemes falou de sua alegria em participar da assinatura do termo de entrada em exercício do magistrado, que já foi convocado em outras ocasiões para atuar no TJMG. “Todos sabemos da sua competência e dedicação por onde passou, razão pela qual foi designado novamente para essa substituição. As convocações são muito importantes para o Tribunal, porque permitem que as câmaras mantenham o andamento regular até que a vagas sejam preenchidas definitivamente. Essa também é uma oportunidade para que os colegas juízes mostrem o seu trabalho na Segunda Instância”, disse.

O juiz Roberto Apolinário de Castro também falou de sua satisfação por voltar ao TJMG, nesta que é a sua terceira convocação para substituir desembargadores. “Farei de tudo para engrandecer o Poder Judiciário e para fortalecer a Justiça mineira, que é a melhor do Brasil. Fico feliz porque vou atuar na 9ª Câmara Cível, entre colegas que já conheço”, afirmou.

O juiz também destacou o seu empenho para que o serviço não pare, já que o jurisdicionado precisa do trabalho e do compromisso dos magistrados para a entrega de uma justiça rápida e de qualidade. “Amanhã já estarei na sessão para os julgamentos”, afirmou.

A assinatura do termo de entrada em exercício foi acompanhada pelo 1º vice-presidente do TJMG, desembargador José Flávio de Almeida; pelo 2º vice-presidente e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), desembargador Tiago Pinto; pelo corregedor-geral de Justiça, desembargador Agostinho Gomes de Azevedo; e pelo superintendente administrativo adjunto do TJMG, desembargador José Arthur Filho.

Trajetória

Natural de Carangola, juiz Roberto Apolinário se formou pela Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce (Fadivale), tendo iniciado a carreira de juiz em 1995, na comarca de Novo Cruzeiro.

Posteriormente trabalhou nas comarcas de Timóteo, Governador Valadares e na capital, onde respondeu pela Vara Agrária de Minas Gerais e de Acidente do Trabalho de Belo Horizonte. Atuou ainda, por 25 anos, na justiça eleitoral, nas comarcas de Mantena, Tarumirim, Galileia, Peçanha, Conselheiro Pena e Açucena. Roberto Apolinário é mestre pela Universidade Gama Filho e pós-graduado em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho e em Direito Civil e Processo Civil pela Fadivale. Fez percurso no magistério, em várias instituições, com as disciplinas de Direito Processual Civil e Penal e Direito Público.

Em sua trajetória, promoveu largamente a área de conciliação, durante o período em que esteve nos juizados especiais e como coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). (Informações do Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM