Candidatos terão de 26 a 29 de janeiro para efetuar a matrícula
O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta sexta-feira (18), o Edital do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 1º/2021, no Diário Oficial da União (DOU). Para o 1º semestre, o Fies não contará com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020. Dessa forma, poderão participar os candidatos que obtiveram média mínima de 450 pontos e nota acima de zero na redação dos exames de 2010 a 2019.
As incrições estarão abertas de 26 a 29 de janeiro. Já os resultados estarão disponíveis a partir do dia 2 de fevereiro de 2021. O candidato que não for convocado na chamada única regular já estará automaticamente na lista de espera. A complementação da inscrição dos pré-selecionados em chamada única vai de 3 a 5 de fevereiro, e a convocação por meio da lista de espera, de 3 a 18 de março de 2021.
O candidato interessado deverá realizar o cadastro, exclusivamente, pela internet, por meio do sistema de seleção do Fies – FiesSeleção. O sistema ficará disponível no período de inscrição. Ao efetuar seu cadastro, o candidato poderá escolher até três opções de cursos, instituições e turno por ordem de preferência. Mais informações no Edital do Fies 2021/1.
O programa:
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação, instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa.
O novo Fies é um modelo de financiamento estudantil moderno, que divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e oferece uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.