BELO HORIZONTE – A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF-MG) divulgou um vídeo de alerta sobre como evitar cair em golpes na internet durante o período de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024. A produção traz um conteúdo informativo sobre a maneira correta de pagar o tributo e evitar cair em armadilhas online.
Neste ano, a escala de vencimentos da primeira parcela ou cota única do IPVA começa no dia 15 de janeiro. Porém o pagamento já está disponível. Vale ressaltar que em 2024 ainda não houve relatos de fraudes no estado mineiro. De acordo com a SEF, os golpes mais comuns são vistos em páginas que prometem descontos ou links que simulam o site oficial da Fazenda.
Contudo, segundo o diretor de Informações Econômico-Fiscais, Ricardo Alves de Souza, a secretaria tem o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos do Ministério Público. As primeiras fraudes digitais começaram a surgir na campanha do IPVA de 2023.
Todavia, no ano passado, a SEF recebeu em seus canais de atendimento cerca de 300 manifestações sobre golpes. Esses registros foram encaminhados ao MP, que conseguiu retirar os sites do ar e notificar as plataformas de buscas.
Canais de denúncia
O proprietário de veículo, vítima de fraude, pode enviar denúncia para a Ouvidoria do MPMG e registrar ocorrência em uma delegacia da Polícia Civil ou na Delegacia Virtual. Mais informações estão disponíveis no clicando aqui.