WhatsApp-2.png

IPTU, Taxa de Lixo, IPVA: veja como será o calendário de despesas para o início de 2021

A Prefeitura de Governador Valadares publicou nessa terça-feira (29) o calendário tributário para 2021

2021 já está batendo na porta, e certamente o início de ano será puxado para o bolso dos brasileiros. A Prefeitura de Governador Valadares publicou nesta terça-feira (29) o calendário tributário para 2021 do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e da Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos (Taxa de Lixo).

Além dos impostos comuns do início do ano, os contribuintes ainda têm o IPVA, material escolar, reajustes previstos no gás de cozinha, combustível, transporte público, dentre outros. Para especialistas, haverá reajuste nos tributos em 2021.

O edital com calendário de tributos está publicado no Diário Oficial Eletrônico do município. Conforme o edital, haverá descontos de 10% (para quem pagar à vista e estiver em dia) e de 5% (para os inadimplentes que pagarem à vista). 

Serão concedidos os seguintes descontos para o exercício de 2021: 10% sobre o valor do IPTU lançado para o exercício de 2021, para pagamento integral até o dia 10/03/21, das inscrições que não possuírem, na data de 31/12/2020, qualquer tipo de débito relativo ao imposto, ou- 5% sobre o valor do IPTU para o exercício de 2021, para pagamento integral até o dia 10/03/21, das inscrições que possuírem, na data de 31/12/20, qualquer tipo de débito relativo ao imposto.

10% sobre o valor da Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos (TRS) lançada para o exercício de 2021, para pagamento integral até o dia 10/02/21, das inscrições que não possuírem, na data de 31/12/2020, qualquer tipo de débito relativo à taxa, ou; 5% sobre o valor da TRS lançada para o exercício de 2021, para pagamento integral até o dia 10/02/21, das inscrições que possuírem, na data de 31/12/20, qualquer tipo de débito relativo à taxa.

Emissão de guias

As guias do IPTU e TRS ainda não foram entregues. A sugestão para os valadarenses é que imprimam as guias, quando estiverem disponíveis, pelo site da Prefeitura www.valadares.mg.gov.br (aba Serviços ao Cidadão > Emissão de Guias).

Mais informações no Departamento de Atendimento ao Cidadão, na rua Marechal Floriano, nº 905 – Centro, andar Térreo da Prefeitura, das 12h às 17h.

IPVA

De acordo com o Detran-MG, a escala de vencimentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2021 se inicia em 18 de janeiro e termina em 24 de março, para todos os veículos automotores rodoviários usados, variando de acordo com o número final da placa. O prazo para pagamento à vista com desconto de 3% é de 18 a 22 de janeiro, conforme o número final da placa. Consulte a Tabela de Escala de Vencimentos.

Economista aconselha evitar gastos desnecessários em 2021

Não bastassem as despesas e reajustes que ocorreram ao logo do ano, os efeitos da pandemia da Covid-19 no cenário econômico desestabilizaram diversos setores, antecipando com intensidade a crise anunciada em 2019, e, consequentemente, promoveram uma retração econômica de grandes proporções.

Na visão do economista de investimentos Lucas Gonçalves, o primeiro trimestre de 2021 deverá ser, sobretudo, de cautela. “O iniciar de cada ano possui como peculiaridade esse primeiro trimestre de maior impacto das contas e o orçamento doméstico. Obviamente que o ano de 2020 já foi extremamente penoso. Portanto, mais do que nunca, as famílias devem se atentar para não deixar esse momento impactar demasiadamente nas contas pessoais. Para aqueles trabalhadores celetistas, ou seja, que recebem o décimo terceiro salário, uma dica recorrente é direcionar o mesmo inicialmente para custear essas contas extras de início de ano”, recomendou.

“É necessário já voltar os olhos para o ano subsequente, consolidando cada vez mais um planejamento financeiro familiar sólido, que suporte os momentos de incertezas e os períodos de maiores contas a pagar.”

Lucas Gonçalves

Para o economista, 2021 ainda é muito incerto e de difícil previsibilidade, porque vai depender, em grande medida, dos rumos tomados pela pandemia e da atuação do governo em seu enfrentamento. Portanto, o economista aconselha um planejamento nas finanças.

“Existem profissionais que não têm essa entrada extra de recursos, o que faz com que, ao longo do ano, seja construída uma reserva para essa finalidade. Caso isso não tenha sido feito, e se o décimo terceiro já estiver comprometido, uma dose extra de planejamento será necessária, pois até mesmo para realizar um endividamento é necessário estratégia. Afinal de contas, as modalidades de empréstimos possuem grande variação em suas taxas, implicando em grandes diferenças no montante”, afirma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM