O investimento previsto é de aproximadamente R$ 3 milhões, sendo os recursos provenientes de emendas parlamentares
Dezoito das 21 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Ipatinga passarão por amplas reformas, nos próximos meses, e três outras – localizadas no distrito de Barra Alegre e nos bairros Esperança e Vale do Sol –, que estão em condições muito precárias, serão inteiramente reconstruídas. O governo municipal informou na última quinta-feira (28) que o início das obras está previsto para esta semana, e que a conclusão está prevista para o final de 2023.
Os serviços incluem reparos na infraestrutura dos prédios, adequações, recuperação das redes hidráulica e elétrica, pinturas, climatização e ampliação. As melhorias serão feitas a partir de avaliações já realizadas e de acordo com as necessidades demandadas por cada unidade. De acordo com a Secretaria de Saúde, esse mapeamento foi realizado durante visitas técnicas feitas no decorrer de 2021, daí a definição de reformar integralmente as unidades.
O investimento previsto é de aproximadamente R$ 3 milhões, sendo os recursos provenientes de emendas parlamentares. Algumas das unidades contempladas não recebiam manutenções preventivas desde a sua inauguração, há mais de dez anos.
Atendimentos mantidos
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as obras estão sendo planejadas de forma a gerar o menor impacto possível na rotina de atendimentos. No caso das unidades que serão demolidas, eventuais remanejamentos internos poderão ocorrer, mas as agendas de consultas, acompanhamentos e serviços serão mantidas, assegura a repartição.
O governo municipal pede a compreensão e a colaboração de todos os usuários e servidores, adiantando que as mudanças nos atendimentos serão amplamente divulgadas nos canais oficiais de comunicação da SMS até a conclusão das reformas e reconstrução das unidades.
Com informações da SECOM/PMI.