A Prefeitura de Ipatinga pretende oferecer passeios turísticos em marias-fumaças, como forma de aquecer a economia local e criar novas atrações. A iniciativa conta com o apoio da SEMDETUR (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo) e da SEMCEL (Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer).
Na última semana, gestores municipais cumpriram uma agenda de trabalho na cidade de São João del-Rei. O objetivo foi buscar subsídios para viabilização da implantação do passeio turístico ferroviário, em um trecho de 10 quilômetros. Será do Parque Ipanema até as ruínas históricas da estação Pedra Mole, entre os bairros Cariru e Castelo.
“Com a implantação do Passeio Turístico Ferroviário, Ipatinga se destacará com esta nova referência. Iremos poder ofertar mais uma opção além do Roteiro Rural, do acesso a nossas cachoeiras e diversos outros pontos turísticos que possuímos, para os quais a nossa atenção também está voltada. O projeto é grande, ambicioso, mas não é maior que nossa vontade de proporcionar melhorias para a nossa cidade, representando bem-estar para os munícipes e visitantes, além da natural geração de emprego e renda”, disse o vice-prefeito e secretário da Semdetur, Allex Espírito Santo.
O grupo atende aos principais segmentos que movimentam a economia brasileira: agronegócio, indústria e siderurgia. Também participaram do encontro lideranças da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e vários empresários da cidade.
Referência nacional
A cidade de São João del-Rei é uma das referências de turismo no país, com um polo de atrativos em vários segmentos. Um dos destaques é o passeio ferroviário que o município oferece. Segundo dados da Secretaria de Turismo local, cerca de 10 mil visitantes, dentre eles muitos estrangeiros, passam pela Estação Ferroviária histórica da cidade. Ali circula a maria-fumaça mais antiga em operação no Brasil, em um percurso de 12 km até a cidade de Tiradentes.
Parcerias
A Semdetur afirmou que está empenhada na busca de parcerias para viabilização do projeto, incluindo a aquisição de locomotivas. Segundo o secretário da pasta, Allex Espírito Santo, a iniciativa já está avançando para se tornar realidade.
Para tratar dos assuntos relacionados à execução do projeto, reuniões com empresas privadas já estão sendo agendadas, em paralelo com a captação de materiais para construção da ferrovia e da logística necessária.















