O Consórcio Intermunicipal Multissetorial da Região do Entorno do Caparaó (CIS-Caparaó) entregou os dois primeiros respiradores doados através do Projeto Inspire para os municípios consorciados de Ipanema e Pocrane, no dia 6 de dezembro. Os equipamentos serão utilizados nos hospitais dos dois municípios.
Com a iniciativa da Escola Politécnica (Poli) da USP, em parceria com a Marinha do Brasil, o Projeto Inspire produz respiradores com custo abaixo do preço de mercado. O equipamento de suporte respiratório emergencial atende os requisitos da ANVISA, para oferecer uma alternativa e suprir uma possível demanda hospitalar causada pela pandemia da covid-19. O equipamento foi projetado e desenvolvido por pesquisadores da Escola Politécnica da USP.
Os dois respiradores foram recebidos pelo CIS-Caparaó durante o 12º Encontro dos Consórcios Intermunicipais de Minas Gerais em Governador Valadares, evento que aconteceu nos dias 25 e 26 de novembro.
De acordo com o presidente do CIS-Caparaó e prefeito de São João do Manhuaçu, Sérgio Camilo, as unidades de suporte ventilatório Inspire vão auxiliar no atendimento nos dois municípios. “Além de aprendizado, troca de informações e integração com outros consórcios no encontro estadual, nosso trabalho tem sido em beneficiar os municípios participantes. Estamos conseguindo conquistas importantes para as cidades que fazem parte do CIS-Caparaó”, pontou.
Em Ipanema, o vice-prefeito Almir Kuhlmann e o presidente do Cis-Caparaó, Sérgio Camilo, entregaram ao Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo um novo respirador. O presidente da Associação Hospitalar, Dermeval Moreira, recebeu o equipamento. A secretária municipal de Saúde, Letícia Machado, também esteve presente.
Já em Pocrane, o prefeito Ernane José de Macedo realizou a entrega do respirador ao Hospital José Vítor de Paula, acompanhado do chefe de gabinete, Eduardo Ferreira Paes, do enfermeiro responsável técnico do hospital Douglas de Azevedo Gomes, da enfermeira Verônica Pereira de Souza e dos representantes do CIS-Caparaó Sérgio Camilo (presidente), Larissa dos Santos (auxiliar administrativa), Heitor Alves (gerente administrativo) e Felipe Rodrigues (secretário executivo). Com informações do CIS-Caparaó