Instituições de ensino de Valadares não irão retomar as aulas no dia 19

A decisão foi tomada devido à regressão do município para a onda amarela do Programa Minas Consciente. Novas reuniões serão realizadas

EDUCAÇÃO – A volta das aulas presenciais nas escolas públicas e privadas em Governador Valadares ainda não tem data para acontecer. Mas a certeza é de que não acontecerá no dia 19 de outubro, como previsto pelo Governo do Estado. A decisão, unânime, foi tomada em uma reunião organizada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) na manhã desta sexta feira (9), no auditório do Polo de Educação a Distância de Valadares, na rua 7 de Setembro.

Fechadas desde março por conta da pandemia da Covid-19, as escolas permanecem com ensino remoto pelo menos até o final do ano letivo.

Participaram da reunião: representantes do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Promotoria de Educação, Sindicato dos Professores das Escolas de Minas Gerais (SinproMG) e representantes de instituições de ensino superior de Valadares (Univale, Fadivale, UFJF Campus GV, Unipac).

Todos entraram no consenso de que retomar as aulas presenciais neste momento é “perigoso”. Será criado um plano pedagógico para o retorno das atividades escolares assim que for seguro.

A promotora de Educação Mariana Cristina Dias explicou os assuntos debatidos na reunião: “Essa reunião aqui hoje foi para estabelecer um diálogo entre os envolvidos presentes, estabelecer um grupo de trabalho que vai elaborar um plano de retomada segura das atividades. Com Valadares inserida na onda amarela, já não há possibilidade de esse retorno acontecer. Então, durante esse período de onda amarela, a Prefeitura vai iniciar um plano de trabalho para alinhar o retorno das atividades”.

Escolas públicas

A retomada das aulas presenciais estava prevista para o dia 19, restrita, inicialmente, aos alunos do 3º ano do ensino médio da rede pública estadual de educação.

De acordo com o protocolo adotado pelo governo mineiro, o retorno seria realizado de forma gradual, apenas nos municípios localizados na onda verde do plano Minas Consciente. A região Leste de Minas Gerais está hoje na onda amarela do programa.

“Há um consenso de que, devido a cidade estar inserida na onda amarela, esse retorno não vai acontecer no dia 19. O não retorno não foi decidido aqui nesta reunião; estamos seguindo o protocolo. Um grupo vai a partir de hoje trabalhar a definição de protocolo único, respeitando cada seguimento. Quando for possível a retomada das aulas com segurança e dentro dos padrões do Minas Consciente, todos serão informados”, disse o secretário municipal-adjunto de Educação, Leandro Amaral.

“Por hora a gente não tem um embasamento para discutir uma data de retorno presencial. Mas as atividades administrativas dentro das escolas municipais irão continuar, além das aulas remotas”, disse Leandro.

Secretário municipal-adjunto de Educação, Leandro Amaral.

O presidente da Câmara Municipal de Valadares, Júlio Avelar, disse ser contra o retorno das atividades presenciais. “Sou totalmente contra o retorno por agora; precisamos salvar vidas. O Ministério Público, através dos promotores, está com muita seriedade no assunto, e acreditamos que juntos, as escolas e o Executivo, entenderam que o momento ainda e crítico”, declarou.

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) já havia concedido na terça-feira (6) uma liminar que suspende por tempo indeterminado o retorno das aulas presenciais na rede estadual. Mas a decisão ainda está em recurso, e algumas escolas privadas do Estado já até conseguiram ordem judicial para poder retornar com as aulas presenciais.

Ensino superior

Diante da situação causada pela pandemia de Covid-19, calouros e veteranos das instituições de ensino superior vão continuar com atividades por meio do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Algumas instituições em Valadares já declararam que em 2020 não haverá retorno presencial. Só em 2021.

Representantes de colégios particulares não estiveram presentes na reunião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM