[the_ad id="288653"]

Imigração: EUA tentam abrigar mais de 15 mil crianças desacompanhadas

Os menores foram detidos na fronteira entre os Estados Unidos e México

Autoridades governamentais dos EUA estão lutando para encontrar espaço para cerca de 15.500 crianças desacompanhadas que cruzaram a fronteira sul em números recordes. Os representantes do Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) relataram no sábado (20) que mais de 5 mil imigrantes menores estão sendo mantidos em instalações ao longo da fronteira mexicana; incluindo uma instalação de barraca improvisada no sul do Texas, informou o canal de TV CBS News.

Quase 10.500 outras pessoas estão sendo abrigadas em alojamentos de emergência pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos, acrescentou o canal.

A crise na fronteira surge quando o secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, disse no domingo (21) que menores desacompanhados não serão rejeitados. Entretanto, os patrulheiros da fronteira estão sobrecarregados pelos números, já que mais de 9.400 crianças cruzaram a fronteira ilegalmente no mês passado, um recorde de fevereiro, e o número deve aumentar novamente este mês, quando mais de 500 menores migrantes estão cruzando diariamente.

“O número impressionante de crianças sob custódia de CBP é tanto doloroso quanto profundamente preocupante”, disse Neha Desai, advogada de algumas das crianças.

Desai creditou a administração Biden por seu compromisso “em lidar com a situação humanitária” na fronteira. Entretanto, ela acrescentou, “o tempo dirá se as boas intenções e o trabalho árduo do governo se traduzirão nas mudanças que são urgentemente necessárias”.

As crianças, que entram nos EUA sem seus pais ou acompanhadas de outro adulto, agora passam uma média de 136 horas sob custódia da patrulha de fronteira antes de serem entregues ao Heath and Human Services (HHS). O período permitido pela lei dos EUA é de 72 horas.

O HHS foi forçado a abrir instalações improvisadas de emergência, incluindo uma em Pecos, Texas, que inicialmente deveria acomodar 500 crianças. A instalação, que já foi usada para abrigar trabalhadores do petróleo, pode ser expandida para abrigar até 2 mil crianças desacompanhadas, informou a CBS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM