O IFMG comunicou que a Direção Geral do Campus São João Evangelista está planejando o retorno 100% presencial dos estudantes para fevereiro de 2022.
Segundo a instituição, o motivo para o protelamento é que maioria dos estudantes dos cursos técnicos integrados recebeu apenas a primeira dose da vacina, não estando ainda completamente imunizados. Atualmente, o campus São João Evangelista conta com cerca de 1.550 alunos matriculados, de 126 municípios diferentes, alguns localizados a mais de 200 km do município.
Ainda de acordo com o IFMG, considerando as diferentes regiões de origem dos alunos, pensar na possibilidade de ensino híbrido implica também grandes desafios:
“O retorno num modelo híbrido, opção mais prudente para o momento, com turmas menores e com alternância de estudantes nas atividades presenciais, pode ser um complicador, já que a grande maioria dos alunos reside em outros municípios. Os estudantes que residem em localidades distantes teriam dificuldades de se deslocarem com frequência para assistir as aulas em um modelo híbrido. Aqueles que fizerem a opção de alugar um imóvel em São João Evangelista poderiam não ter as condições mais adequadas (local, equipamentos, acesso à internet, etc) para assistirem as aulas remotas, quando não estiverem nas atividades presenciais”, explicou o instituto.
O IFMG ainda ressalta que o objetivo é continuar ofertando uma educação gratuita e de qualidade, além de reforçar o compromisso com a saúde e o bem-estar dos estudantes, servidores e comunidade.