IFMG realiza projeto de monitoramento do Ribeirão Graipu

O IFMG Campus São João Evangelista está realizando um projeto de monitoramento da qualidade da água do Ribeirão Graipu, em Guanhães. O objetivo é compreender a integridade ecológica do Ribeirão por meio da análise da comunidade de macroinvertebrados bentônicos, que são organismos que habitam o substrato de fundo.

O Ribeirão Graipu é o principal corpo hídrico que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) tem como ponto de captação de água para tratamento e distribuição para Guanhães. Ele é um córrego que está situado a noroeste do Rio Corrente e sofreu diversas interferências, por isso a necessidade do diagnóstico e biomonitoramento.

O projeto terá duração de dois anos e está sendo organizado pelo SAAE-Guanhães, em parceria com a equipe do Laboratório de Ecologia de Bentos da UFMG, pela coordenação do Prof. Dr. Marcos Callisto. A Cenibra e o Instituto Estadual de Florestas (IEF) também estão participando.

A iniciativa tem caráter de pesquisa e extensão e conta com a participação de vários estudantes. Originou diversas pesquisas, como a dissertação da mestranda Elisângela Cristina da Silva Costa, do programa de Mestrado Profissional em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental do IFMG, além de Iniciações Científicas e Trabalhos de Conclusão de Curso de alunos do Curso de Engenharia Florestal e Ciências Biológicas do IFMG – Campus São João Evangelista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Deslizamento de terra deixa dois homens soterrados

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Na tarde desta quinta-feira (19), por volta das 14h, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) foi acionado para atender uma ocorrência