[the_ad id="288653"]

IFMG-GV promove Semana Acadêmica com competições e programação diversificada

FOTO: Divulgação/IFMG-GV

GOVERNADOR VALADARES – A partir desta segunda-feira (1º) até o dia 6 de dezembro, o Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Governador Valadares realiza a Semana Acadêmica das Graduações, evento gratuito e aberto a toda a comunidade externa. Neste ano, pela primeira vez, a programação contará com duas competições: a construção de pontes de palitos de picolé e o Ideathon, iniciativa que amplia as possibilidades de criatividade, protagonismo e inovação entre os participantes.

A Semana Acadêmica reúne palestras com profissionais do mercado, minicursos práticos e rodas de conversa com especialistas, oferecendo atualização, troca de experiências e oportunidades de networking. Os participantes poderão obter até 20 horas de certificação, agregando formação técnica e desenvolvimento profissional. Segundo a organização, o evento foi estruturado para aproximar estudantes, pesquisadores e comunidade dos desafios e tendências atuais em diferentes áreas do conhecimento. A proposta é fortalecer o aprendizado acadêmico e incentivar uma visão mais ampla sobre temas que impactam o futuro das profissões.

Programação completa

Segunda-feira (1º de dezembro):

  • Abertura do evento – 19h às 19h30;
  • Exibição da problemática do Ideathon – 19h30 às 20h;
  • Engenharia Forense: Perícia e investigação científica de acidentes, falhas e colapsos – 20h às 21h30.

Terça-feira (2 de dezembro):

  • Construção a Seco e Industrialização – 19h às 21h;
  • Ruptura de Barragens: Fundamentos e estudos aplicados – 19h às 22h;
  • Redes Neurais Artificiais na Engenharia Civil: do conceito à aplicação prática – 21h às 22h40.

Quarta-feira (3 de dezembro):

  • Engenharia Pericial: Avaliação imobiliária, diagnósticos técnicos, estudos de caso e oportunidades emergentes – 19h às 21h;
  • Estratégias de Propriedade Intelectual para transformar ideias em ativos intangíveis – 19h às 21h;
  • Oportunidades de trabalho – 19h às 22h;
  • IA Generativa Aplicada: Automação e eficiência para negócios – 21h30 às 22h40.

Quinta-feira (4 de dezembro):

  • Competição de Pontes: Montagem das estruturas de palitos de picolé – 13h às 22h;
  • Da iminência ao colapso: os riscos na mineração, a indústria do desastre e os 10 anos do rompimento da barragem de Mariana – 19h às 21h;
  • Elaboração e compatibilização de projetos elétricos e hidrossanitários em BIM – 21h às 22h40;
  • Licenciamento Ambiental Municipal – 21h às 22h40.

Sexta-feira (5 de dezembro):

  • Concurso de Pontes: Teste de rompimento das estruturas – 18h30 às 19h30;
  • Ideathon: Apresentação dos projetos – 19h às 19h30;
  • O Ensino, Pesquisa e Extensão como transformadores do seu futuro – 19h30 às 21h30;
  • Premiações: Ideathon e Concurso de Pontes de Palitos de Picolé – 21h30 às 22h.

Sábado (6 de dezembro):

  • Regularização de Usos da Água em MG: Guia Prático – 8h às 11h.

A Semana Acadêmica será realizada no IFMG-GV, localizado na Avenida Minas Gerais, nº 5189, bairro Ouro Verde. A participação é gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM