GOVERNADOR VALADARES – Um idoso com mais de 70 anos de idade morreu nessa quinta-feira (7), no Hospital Municipal de Governador Valadares (HMGV). O município suspeita que a causa da morte esteja relacionada à dengue.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou o caso nessa quinta-feira (7). A confirmação da causa da morte, porém, será feita após análise de material recolhido e enviado para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte.
A vítima apresentava, segundo a SMS, comorbidades e estava internada no HMGV desde o dia 2 de março.
CASOS EM VALADARES
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, por meio do Painel de Monitoramento de Casos, até o momento, Governador Valadares tem 2.913 casos suspeitos de dengue registrados, enquanto 1.972 casos já foram confirmados.
Os casos suspeitos de chikungunya somam 1.351, enquanto 983 foram confirmados em Valadares.
Já os casos suspeitos de zika somam 5, mas apenas 1 caso foi confirmado.
FOCOS EM CASAS
De acordo com os dados coletados do 1º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2024, 5,4% dos imóveis pesquisados contam com a presença do mosquito transmissor das arboviroses (dengue, zika e chikungunya). O número é 5 vezes maior do que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Ou seja, que não seja superior a 1%. Ainda na pesquisa anterior, realizada em novembro de 2023, o percentual estava em 4,9%.
O levantamento apontou ainda que, mais de 90% dos focos continuam sendo encontrados dentro das casas, sendo 37,8% deles nos vasos e pratos de plantas; 22,9% nos ralos, calhas e lajes; 18,1% nos reservatórios de água secundários e 16% nos lixos acondicionados de forma incorreta.