GOVERNADOR VALADARES – Na noite desta terça-feira (17), um caso de injúria racial e violência doméstica foi registrado na rua Divar Herckert Barbosa, no bairro Canaã, em Governador Valadares. A vítima é uma idosa de 65 anos que foi agredida verbalmente e fisicamente pelo próprio neto, um adolescente de 16 anos.
De acordo com informações da Polícia Militar (PM), tudo começou após a neta da vítima manifestar o desejo de ir ao médico. A avó, preocupada, sugeriu que pediria ao pai da jovem para acompanhá-la até a unidade de saúde. Incomodado com a situação, o neto reagiu de forma agressiva, demonstrando desconforto com o fato de a prima receber atenção antes dele.
O jovem passou, então, a ofender a avó com palavras de cunho racista e misógino, chamando-a de “negra, prostituta, vagabunda e velha”. A situação se agravou ainda mais quando, em surto, ele rasgou uma Bíblia e empurrou a idosa. Não satisfeito, o adolescente ateou fogo no livro sagrado em um lote vago próximo à residência. Assustada e temendo por sua própria segurança, a mulher buscou abrigo na casa de um familiar e acionou a PM. Quando os policiais chegaram ao local, o adolescente já havia fugido.
A vítima recebeu orientações dos militares para procurar a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) a fim de solicitar medidas protetivas contra o neto.