Técnica de fornecimento de água garante a qualidade da plantação em tempos de seca e estiagem
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (Sema), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), entregou na tarde dessa quarta-feira (17), quatro kits de irrigação para produtores rurais do município, incluindo famílias das regiões do Córrego da Chuva, Córrego do Serafim e Córrego dos Prazeres. Cada kit inclui caixa d’água, tubos, conexões e instrumentos indicados para atender a demanda da produção familiar.
A irrigação é uma técnica de fornecimento de água que utiliza equipamentos que auxiliam no desenvolvimento da plantação em tempos de seca, aumentam a produtividade, minimizam os riscos provocados pela seca e estiagem, padronizam a qualidade dos alimentos e otimizam a produção.
Segundo o prefeito André Merlo (PSDB), a iniciativa reforça o compromisso do poder público com os produtores rurais. “Quem é produtor sabe que não adianta produzir e não ter para quem vender depois, porque acaba perdendo os alimentos. A produção familiar precisa do apoio do poder público e vamos continuar empenhados nessa missão, lutando ao lado destes profissionais”, disse.
O diretor-regional do Idene, Marcos Alves Lima, comentou sobre a satisfação do instituto estar envolvido nesta parceria. “A Prefeitura fez os projetos de irrigação e o Idene logo atendeu porque vai conseguir fazer a produção chegar ao destino, ou seja, interligar produtor e o consumidor”, conta.
O produtor Abílio Soares da Rocha, de Penha do Cassiano, comenta que a mudança será radical e destaca que cuidava da sua plantação com um simples regador, mas agora está ansioso pelos novos alimentos que vão se desenvolver com o kit de irrigação que recebeu. Para regar uma plantação com apenas um regador era difícil. Com o kit dessa qualidade vai melhorar 100% o nosso trabalho”, disse contente.
Banco de Alimentos
Na oportunidade, foram apresentados os dados do Banco de Alimentos desde a sua implementação. Uma parceria entre a Prefeitura e os produtores que está beneficiando cerca de 2 mil famílias por semana, tendo arrecadado até outubro de 2019, cerca de 50 mil quilos de alimentos.
O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Júlio Avelar (PV), destacou o empenho da Prefeitura em fomentar a agricultura familiar no município e a importância do banco. “É um absurdo o Banco de Alimentos ter sido paralisado em anos anteriores. Em 2017, o projeto foi retomado graças ao empenho desta gestão”, destacou o vereador.
Sobre os kits de irrigação
Todos os beneficiados com os kits estão inscritos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Ivan Fialho, secretário da Sema, destaca a importância desta parceria com o Idene e o impacto que traz na vida dos produtores. “Quando temos um período grande de estiagem, a plantação não desenvolve e a irrigação mantém a produção. Com esta iniciativa, estamos garantindo o sustento das famílias”, disse.
O evento aconteceu no Auditório Luiz Franco e contou com a presença de autoridades locais, representantes das associações de produção familiar e do presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – CMDRS, Edvaldo Lúcio de Moura.